A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o setor de Zoonoses, está intensificando a aplicação do método BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar), uma nova estratégia no combate ao mosquito da dengue.
A ação está sendo realizada em escolas, igrejas, mercados, postos de saúde e em outros locais de grande circulação de pessoas. Para garantir mais eficiência e segurança, os trabalhos ocorrem em horários atípicos, quando há menor fluxo de pessoas nos ambientes.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Rodrigues, a intensificação do método iniciou no final do ano passado, junto com a implantação do novo programa, e segue sendo ampliada neste início de 2026.
“Nossa meta é concluir a aplicação em todas as escolas antes do início do ano letivo. Neste período do ano, há uma tendência de aumento nos casos positivos de dengue, por isso o setor de Zoonoses intensifica as ações. Não podemos baixar a retaguarda”, destaca.
Neste final de semana, a programação inclui a intensificação das ações na Faculdade Uniasselvi, no CAPS, no Conselho Tutelar e nos CRAS, reforçando o compromisso do município com a prevenção e o cuidado com a saúde da população.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva e que ações preventivas seguem sendo fundamentais para reduzir os casos da doença no município.