Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde do Papa Francisco estabiliza e não precisa de ventilação mecânica

Foto: Arquivo/Vatican Media

Por: OCPNews Brasilia

04/03/2025 - 11:03 - Atualizada em: 04/03/2025 - 11:35

O Papa Francisco “dormiu a noite toda” e segue nesta terça (4) sem uso de ventilação mecânica. Ele realiza fisioterapia respiratória e recebe oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais. As informações foram divulgadas pelo Vaticano.

Conforme o boletim, o dia do pontífice será dedicado ao descanso e à oração, e que um novo boletim médico deve ser divulgado nas próximas horas. O papa segue internado há 19 dias na Policlínica Gemelli, em Roma.

De acordo com o último boletim, a saúde dele havia piorado, com “dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo”. Devido ao quadro, o sacerdote de 88 anos precisou passar ​por duas broncoscopias para remover “secreções abundantes” causadas pela pneumonia.

Durante as duas crises, o papa sempre se manteve “alerta, orientado e colaborativo”, segundo o Vaticano. No entanto, seu prognóstico continua “reservado”, ou seja, sem esclarecimentos de como está a evolução de quadro clínico. Ainda no último boletim, foi divulgado que o papa não apresentava nova infecção, mas que seu estado de saúde seguia “complexo”.

O pontífice argentino está hospitalizado em Roma desde o dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, que derivou em pneumonia bilateral. Após aparente melhora na semana passada, ele sofreu uma crise respiratória na sexta-feira (28). O estado de saúde se estabilizou no fim de semana, mas voltou a piorar na segunda (3).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp