Saúde de Jaraguá do Sul faz segunda edição da Ação Prótese Total

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

04/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 04/07/2024 - 16:21

Em Jaraguá do Sul a referência no SUS para pacientes que precisam de próteses orais é o Serviço de Prótese Dentária do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Para manter a constante oferta do serviço, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão Técnica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em março a 2° edição da Ação Prótese Total. A iniciativa segue até o mês de novembro, sempre aos sábados, o que possibilita intensificar os atendimentos feitos durante a semana.

As próteses dentárias totais, conhecidas como “dentaduras”, são extremamente necessárias para a recuperação e manutenção da saúde das pessoas que perderam os dentes por cárie, periodontal ou acidentes. A maioria dos pacientes em tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas são aqueles que usam próteses dentárias inadequadas e que devem ser trocadas, geralmente porque a prótese está folgada ou apertada, lesiona os tecidos moles e/ou mucosa, apresenta manchas, fraturas ou não está adequada ao perfil facial do indivíduo.

“Apesar dos números positivos alcançados em 2023 na Ação Prótese Total, que resultou em 347 próteses dentárias entregues aos pacientes do SUS que aguardavam em fila de espera, o panorama atual ainda indica a alta necessidade do serviço”, destaca a diretora de Gestão Técnica e Especializada, Fabiana Conrado. Dados do mês de julho deste ano indicam 247 pacientes aguardando por uma nova prótese com tempo de espera aproximado de 6 a 8 meses.

A cirurgiã-dentista responsável pelo Serviço de Prótese do CEO, Carla Ranha de Almeida Coelho Justo, enfatiza que o mutirão de prótese é extremamente válido pois consegue acelerar a fila de espera que tem grande demanda. “E nos casos em que o paciente chega com alguma afecção bucal já conseguimos realizar o fornecimento dos medicamentos específicos para tratamento das lesões inflamatórias orais no próprio CEO, o que evita com que o paciente tenha que gastar recursos financeiros para a aquisição dos mesmos.”

O secretário de Saúde, Dr. Rogério Luiz da Silva, explica que após o término dos atendimentos odontológicos básicos pelas equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária, o paciente que precisa de prótese total entra na lista de espera e deverá aguardar a teleorientação, na qual a cirugiã-dentista prepara o paciente para a consulta presencial, solicita exames complementares, verifica a finalização das cirurgias pré-protéticas e agenda o dia e horário para a consulta presencial.

Serviço

O Serviço de Prótese Dentária do município de Jaraguá do Sul é vinculado aos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) desde 24/04/2013. Até o ano de 2022 os atendimentos de Prótese aos pacientes do SUS eram realizados em prédio anexo à Policlínica de Especialidades Dr. João Biron – Centro Vida. Em 2023, com a ampliação do espaço físico, houve a possibilidade de reetruturação do fluxo de trabalho. Atualmente, o Serviço de Prótese conta com 2 (dois) consultórios odontológicos e é responsável pela organização do fluxo de avaliação das solicitações de Apoio Matricial provenientes das equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde, qualificação do paciente para o atendimento presencial, teleorientação, agendamento dos pacientes, organização da demanda laboratorial e atendimentos clínicos.

Informações: ceo.administrativo@jaraguadosul.sc.gov.br

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.