Saúde de Jaraguá do Sul alerta para processo de renovação de receitas controladas

Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Por: OCP News Joinville

05/12/2023 - 18:12 - Atualizada em: 06/12/2023 - 07:09

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra aos pacientes da rede sobre a necessidade de renovação das receitas para medicamentos controlados, de uso contínuo.

O processo de renovação das receitas é fundamental para quem depende desses tratamentos, a fim de garantir o acesso à medicação, sem interrupções.

Por isso, a Prefeitura destaca que é importante que os pacientes fiquem atentos e antecipem a renovação das receitas nas Unidades Básicas de Saúde.

“As renovações ocorrem a cada 60 dias, por isso, orientamos que os pacientes agendem a consulta médica na UBS, no mínimo, 15 dias antes do término da medicação. Esse processo é fundamental, uma vez que somente o médico é autorizado a realizar essa renovação específica”, explica o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Segundo a administração municipal, o papel do paciente é fundamental neste contexto: ao antecipar a renovação da receita, ele contribui para sua própria saúde, assegurando a continuidade do tratamento e evitando possíveis contratempos decorrentes da dificuldade em agendar consultas para esse fim.

Orientações gerais

Pessoas que fazem uso de medicamentos controlados, devem procurar a Unidade de Saúde com 15 dias de antecedência (antes do término do medicamento), para agendar a consulta médica.

Deve levar a receita anterior e documento de identificação com foto. Pacientes acima de 70 anos podem agendar por telefone, respeitando os 15 dias de antecedência do término do medicamento.