A rede municipal de saúde de Criciúma fechou 2025 com um marco inédito: 1.006.883 consultas com clínico geral. É a primeira vez que o município ultrapassa 1 milhão de atendimentos desse tipo em um único ano, resultado do reforço de toda a rede de saúde, aumento da demanda e do esforço para ampliar o acesso da população aos serviços. O aumento em relação a 2024 foi de 37,8%.
“Esse número mostra uma rede muito presente e perto das pessoas. No fim do ano, determinamos melhorias em serviços como o TeleSaúde para facilitar ainda mais o acesso dos criciumenses aos atendimentos. Estamos muito atentos aos avanços e também às necessidades de melhorias”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Além do volume total de consultas clínicas em toda a rede municipal de saúde – o que engloba a atenção básica, urgência e emergência e serviços especializados que contam com clínico geral, Criciúma também contabilizou 205 mil consultas com especialistas.
“Nosso foco em 2025 foi garantir acesso e dar mais ritmo à rede, com a atenção básica como porta de entrada funcionando melhor e com encaminhamentos andando. Os números refletem esse trabalho e, principalmente, o esforço diário das equipes. Para 2026, vamos continuar com avanços”, destaca o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas.
Exames e diagnósticos
Ao longo do ano, foram realizados mais de 1,7 milhão de exames laboratoriais, quase 96 mil de raio-x e 110 mil exames de média e alta complexidade, como ultrassonografias, ressonâncias e tomografias.