Saúde apresenta novos fluxos para o Programa de Tuberculose e Hanseníase em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

16/06/2023 - 15:06 - Atualizada em: 16/06/2023 - 15:45

No dia 14 de junho, quarta-feira, foi realizada uma importante reunião entre os profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e os médicos e enfermeiros da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de apresentar para os profissionais da rede a atualização dos fluxos de atendimento para o Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase.

A principal mudança anunciada foi a transferência do atendimento médico dos pacientes acometidos pela Hanseníase. A partir desta sexta-feira (16) este atendimento será transferido da Policlínica de Especialidades Dr. João Biron para o SAE, localizado no piso superior da UBS Aroldo Schulz (antigo Pama).

Desde o início de 2020, a Gerência de Vigilância Epidemiológica vem se mobilizando para trazer o atendimento dos pacientes do Programa de Hanseníase para o SAE, que também é responsável pelos atendimentos de HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.

O Serviço de Assistência Especializada conta com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogas, farmacêutica, enfermeiras, técnicas de enfermagem e médicos possibilitando uma atenção integral, considerando que a Hanseníase ainda é uma doença que carrega estigma e preconceito.

Sobre a Tuberculose, a reunião foi uma oportunidade de apresentar as diretrizes do Programa e alertar para a importância de todos os profissionais estarem atentos aos sinais e sintomas da doença, ao diagnóstico diferencial e saberem o fluxo de encaminhamento para o tratamento.

Para alcançar os profissionais médicos e enfermeiros de todas as unidades da Atenção Primária, serão feitas mais três reuniões nas próximas semanas, nos dias 21 e 28 de junho e 5 de julho. Além destas reuniões, também está prevista uma capacitação em Tuberculose e Hanseníase a ser realizada por meio do SAE.

A prevenção e o combate destas doenças dependem do envolvimento de todos: profissionais de saúde, gestores, comunidade e pacientes.

O Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e efetivo, buscando sempre a atualização e capacitação dos profissionais envolvidos.

A parceria entre o SAE e a Atenção Primária demonstra a importância do trabalho em equipe e da cooperação interdisciplinar na luta contra estas enfermidades.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).