A Prefeitura de São José deu início nesta quarta-feira (6) a uma nova ação voltada à melhoria da mobilidade urbana e da segurança para pedestres e motoristas. A intervenção começou na Rua Antônio Jovita Duarte, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa, no Loteamento Lisboa 3, no bairro Forquilhas, onde estão sendo realizados serviços de alargamento dos barrancos e adequação do espaço para a construção futura de calçadas com pelo menos 1,5 metro de largura.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância da ação para a organização do crescimento urbano e o bem-estar da população. “Estamos trabalhando para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para os moradores de São José. A cidade precisa crescer de forma ordenada, com vias adequadas e acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas. Essa iniciativa é um passo fundamental para termos espaços públicos mais seguros e funcionais”.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a iniciativa vai contemplar todas as ruas do município que ainda não possuem recuo adequado para passeios públicos. “É inadmissível que São José ainda tenha terrenos sem destinar o espaço mínimo para calçadas. A acessibilidade e a segurança precisam ser garantidas para todos que circulam nas vias públicas”.
A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) já notificou os proprietários dos terrenos localizados nas ruas Antônio Jovita Duarte, Kiliano Hames – próximo à entrada do Loteamento Ceniro Martins – e Docilicio Luz, na esquina com a Rua Severino Justino da Silva, onde também serão executadas intervenções semelhantes.
Segundo a legislação municipal, a construção das calçadas é responsabilidade dos proprietários dos imóveis. No entanto, a Prefeitura decidiu agir nos casos em que os notificados não cumpriram o prazo de 30 dias para adequação. “Nosso objetivo é deixar a cidade mais segura e acessível, com vias preparadas para receber calçadas em toda a sua extensão”, completou Nardi Arruda.