A Prefeitura de São José, por meio da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), reforça o convite à adoção responsável de cães e gatos acolhidos pelo município. Resgatados de situações de abandono, maus-tratos ou em condição de rua, esses animais recebem todos os cuidados até estarem prontos para encontrar uma nova família. Enquanto aguardam um lar definitivo, eles são acolhidos em um temporário, (na Doce Lar Hospedagem), onde recebem avaliação veterinária (em uma clínica conveniada), são vacinados, castrados e acompanhados até se recuperarem física e emocionalmente.
Segundo a diretora da Dibea, Monica Martins, adoção responsável é mais do que um gesto bonito, é um compromisso real com a vida de um animal. É garantir que ele tenha um lar seguro, amoroso e com tudo que precisa para viver bem e feliz. Envolve consciência, sabendo que o animal depende de cuidados diários. Compromisso, com tempo, atenção e recursos para alimentação, higiene, exercícios e saúde.
“É preciso planejamento, avaliando se o ambiente e a rotina da família são compatíveis. E, acima de tudo, respeito. Porque adotar é assumir uma vida, não uma fase. Esse gesto transforma vidas, tanto a do animal quanto a de quem adota. Mas é preciso entender que é um vínculo para a vida toda. Requer amor, paciência, cuidado e responsabilidade”, explica.
Todos merecem uma chance

Foto: Divulgação/PMSJ
Na clínica conveniada há filhotes, adultos, idosos, animais com deficiência ou em tratamento de saúde. “Cada um tem sua história, sua personalidade e o mesmo desejo: um lar com carinho e respeito. Adotar um bichinho idoso, cuidar de um animal doente ou dar amor a quem nunca teve é um ato de profunda empatia”, relata Ana Rafaela, responsável pelas adoções na Doce Lar Hospedagem.
Ela lembra que todos os animais, independentemente da idade ou condição física, merecem uma chance. “Saia dos padrões e pense em adotar cães adultos, que são a maioria dos cães resgatados e os últimos a serem adotados. Existem inúmeras vantagens de se adotar um animal adulto, como por exemplo, o tamanho já definido, o temperamento que já conhecemos. Além do imenso amor e gratidão que ele terá com sua família. Lembre-se que quando você adota, você salva duas vidas: a do bichinho adotado e a do próximo que poderá ser resgatado.”
Como funciona a adoção

Foto: Divulgação/PMSJ
Antes da adoção, a equipe da Doce Lar Hospedagem realiza um processo de triagem cuidadoso. O interessado responde a um questionário e envia um vídeo do local onde o animal viverá. A equipe avalia se o ambiente e a rotina da família são compatíveis com o perfil do animal. Em seguida é feito um encontro presencial para conhecer o cão ou gato. Se tudo estiver de acordo, o animal já pode ir para o novo lar.
Documentos necessários: algum com foto, comprovante de residência, assinatura do termo de comprometimento com os princípios da adoção responsável. Informações e adoções: (48) 3281-6865. WhatsApp da instituição responsável: (48) 99952-0207. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.