São José é considerado um dos hospitais mais eficientes do país

Por: OCP News Criciúma

26/07/2023 - 11:07 - Atualizada em: 26/07/2023 - 11:25

Você sabia que o Hospital São José de Criciúma participou no último ano de uma auditoria do Ministério da Saúde, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU)?

O relatório final que foi entregue à instituição recentemente foi muito celebrado e reforçou as boas práticas do HSJosé e o potencial destas colaborarem para o bom desempenho do hospital no que se refere à eficiência e economicidade.

Mas o que significa este relatório?

De acordo com a conclusão do relatório, a análise realizada pelo Ministério da Saúde e TCU, indicou que o HSJosé figura como um dos hospitais mais eficientes de Santa Catarina e do Brasil.

Qual foi o objetivo desta auditoria?

A auditoria realizada teve o principal objetivo de avaliar o desempenho das unidades hospitalares públicas prestadoras de serviços de saúde de média e alta complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa teve como propósito contribuir para a melhoria da eficiência desses estabelecimentos de saúde em todo o país.

Como foi a escolha dos hospitais participantes da auditoria?

A escolha dos hospitais que receberam a auditoria que procura identificar pontos positivos que servirão de exemplo para outras instituições do país, seguiu alguns critérios. Dos 176 hospitais existentes em Santa Catarina, apenas sete instituições apresentaram eficiência superior à 50% e entre as etapas realizadas, somente três instituições passaram a ser avaliadas detalhadamente, entre elas, o Hospital São José de Criciúma.

Fotos: Divulgação Hospital São José

Quando o processo foi iniciado?

O processo de avaliação foi iniciado junto ao hospital em 18 de julho de 2022 com uma carta do Ministério da Saúde e, desde então, diversas etapas foram realizadas. Em outubro, quatro auditores do Sistema de Auditoria do SUS (SEAUD/SC) estiveram no HSJosé buscando evidências frente à eficiência identificada. Observaram técnicas relacionadas à gestão, governança, estratégia e controle, especialmente voltadas ao giro do leito.

Após este período de análise e conclusão dos trabalhos, o relatório final comprovando todo o trabalho desenvolvido pela instituição e a sua eficiência foi entregue à direção da instituição.