A Prefeitura de São José deu um passo decisivo para a ampliação e modernização da Saúde no município, garantindo mais autonomia na oferta de serviços médicos e reduzindo a dependência da rede estadual. Nesta sexta-feira (21), foi assinado o acordo de cooperação entre o município e a organização da sociedade civil responsável pelo estudo de modelagem do novo Complexo Hospitalar de São José. O evento contou com a presença de autoridades, vereadores, secretários e servidores municipais.
Atualmente, São José depende majoritariamente da rede estadual de saúde, que atende pacientes de toda Santa Catarina. O novo Complexo trará mais autonomia para o atendimento à população, reduzindo filas e garantindo um serviço de qualidade e agilidade para os josefenses.“ A assinatura desse acordo é um passo essencial para transformar esse projeto em realidade. São José cresce a cada dia, e precisamos de um hospital que acompanhe esse desenvolvimento, oferecendo um atendimento de excelência para a nossa população”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
O presidente da Câmara de Vereadores, Matson Cé, também reforçou a importância da iniciativa. “Esse complexo representa mais dignidade e segurança para os cidadãos de São José. Nosso papel é garantir que essa estrutura saia do papel e se torne uma realidade para os cidadãos. Esse hospital representa um grande avanço e estamos empenhados em dar todo o suporte necessário”, afirmou.
Já a secretária de Saúde, Sinara Simioni, explicou que com a modelagem concluída e a homologação do Tribunal de Contas, o município poderá avançar para a etapa de licitação e, posteriormente, definir a empresa responsável pela operação do Complexo Hospitalar. “A previsão é que a unidade atenda tanto a média quanto a alta complexidade, garantindo um salto na qualidade dos serviços de saúde da cidade”, concluiu.
O Complexo será instalado na antiga estrutura da Univali, no Sertão do Maruim, e representará um marco na Saúde Pública de São José. Com 20 mil metros quadrados de área total e 12 mil metros quadrados de área útil, o hospital terá capacidade para 140 leitos de internação, 30 leitos de UTI, um centro cirúrgico com 10 salas e um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), equipado para exames como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.