Santa Catarina sedia curso para profissionais da Segurança Pública de sete estados

Foto: SSP-SC/Divulgação

Por: Claudio Costa

09/06/2024 - 11:06 - Atualizada em: 09/06/2024 - 11:30

Profissionais que atuam na área de Inteligência da Segurança Pública de sete estados participam de um curso a partir desta segunda-feira (10), em Florianópolis, organizado em parceria pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Análise de risco na atividade de inteligência” é o tema do curso, que está em sua 8ª edição. A solenidade de abertura será às 9h desta segunda-feira, no auditório da SSP, com a presença dos comandos das Forças de Segurança estaduais e federais.

Estão confirmados na iniciativa integrantes da Secretaria de Segurança Pública de SC; Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Científica; Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Participarão integrantes de agências de inteligência dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Ceará.

Enfrentamento à violência e à criminalidade

A integração e a atuação conjunta das Forças de Segurança no processo contra a criminalidade são algumas das principais diretrizes do Governo de Santa Catarina na área e cujos resultados têm colocado o Estado no rol dos mais seguros.

A capacitação direcionada aos servidores da inteligência é considerada indispensável no desenvolvimento de ações especializadas voltadas à detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade. Para isso, tem como objetivo assessorar, tanto na esfera federal como estadual, o processo decisório de enfrentamento à violência e à criminalidade.

O curso terá carga horária de 40 horas e ocorrerá até sexta-feira (14). Os participantes terão aulas expositivas teóricas e exercícios práticos, com interações, discussões, debates, simulações e estudos de casos, em processo que visa desenvolver conhecimentos e habilidades para agentes já iniciados na atividade de inteligência de segurança pública das instituições.

O evento é promovido pela diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC, por meio da diretoria de Inteligência.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.