Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Samae prossegue com a realização de vistorias nas residências

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

10/01/2024 - 13:01 - Atualizada em: 10/01/2024 - 13:45

O Samae de Jaraguá do Sul está dando continuidade às vistorias realizadas nas residências para verificar se o esgoto sanitário está conectado corretamente à rede coletora e se a água das calhas está ligada à rede de drenagem pluvial. As vistorias tiveram início em junho de 2023, com o objetivo de orientar a população que a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, pois isso provoca sobrecarga e extravasamento na rede coletora. Da mesma forma, o esgoto sanitário também não pode estar conectado à rede de drenagem pluvial.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “estão sendo realizadas nesta primeira etapa, em torno de 20 mil vistorias no munícipio. Reforço que as vistorias são feitas pela empresa JPR Ambiental, e os vistoriadores estão identificados com uniforme e crachá com os dizeres a serviço do Samae”.

Foto: Divulgação/PMJS

Para executar o serviço, é necessário que os vistoriadores entrem nas residências, mediante a permissão do munícipe, para verificarem os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários. Nestes pontos é lançado um corante de testes, atóxico e de diferente coloração. Havendo passagem do corante pela rede pode-se determinar se a ligação está correta ou se apresenta alguma irregularidade. Ao identificar alguma irregularidade nas ligações, o munícipe é orientado sobre o que deve fazer para realizar a regularização, tendo um prazo de até 60 dias. Passado o prazo, a equipe retorna ao local e testa novamente os pontos.

O Samae reforça que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar conectados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto. Além disso, o Samae destaca que a água proveniente de pias de cozinha e áreas de festa deve passar por uma caixa de gordura. Já a água das calhas e piscinas deve estar ligada à rede de drenagem pluvial (água da chuva), sendo direcionada direto para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchentes e preservando o meio ambiente. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Samae pelo número no 2106-9100 (fixo e WhatsApp).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.