Samae implanta emissário de efluentes na ETE Água Verde

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 12/09/2023 - 15:54

O Samae de Jaraguá do Sul está executando a implantação de um emissário de efluentes, que consiste na tubulação destinada a transportar os resíduos tratados da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Água Verde. A obra envolve a instalação de 228 metros de tubulação, dos quais 126 metros atravessam uma galeria de drenagem já existente, desde a Rua Affonso Nicoluzzi até o canal no Ribeirão Chico de Paulo, situado ao lado da sede do Samae. A partir desse ponto, o emissário se estenderá por mais 102 metros até o local de lançamento no Rio Itapocu.

O emissário está sendo construído com materiais modernos, utilizando tubos de polietileno de alta densidade – PEAD, com um diâmetro de 500mm. Para o trecho interno da galeria, serão executadas ancoragens em concreto armado sob a laje de concreto. Já no trecho externo, as ancoragens serão pré-moldadas e implantadas na tubulação de PEAD a cada três metros ao longo da extensão que vai da galeria até o Rio Itapocu.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “essa é mais uma obra de grande importância que o Samae está realizando para garantir a operação adequada e o descarte correto dos efluentes tratados”.

A ETE Água Verde é uma das quatro unidades de tratamento de esgoto operadas pelo Samae, e atualmente trata 60 litros por segundo. A ETE presta serviço a uma população de 45 mil habitantes, abrangendo os seguintes bairros: Água Verde, Amizade, Centro, Chico de Paulo, Czerniewicz, Estrada Nova, Nova Brasília, Rau, Tifa Martins, Três Rios do Sul e Vila Lenzi.

Notícias no celular

Whatsapp