Samae e Fujama distribuem gratuitamente mais de 2.500 mudas de árvores frutíferas

Foto: Divulgação/PMJS.

Por: Elissandro Sutil

02/09/2021 - 11:09 - Atualizada em: 02/09/2021 - 11:23

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae e da Fujama, desenvolvem uma série de ações para marcar a Festa Anual das Árvores, celebrada no mês de setembro. A Festa Anual das Árvores é a atividade que por força do Decreto Federal 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, substitui o anterior dia nacional da árvore que antes era comemorado todo dia 21 de setembro.

O objetivo desta data é difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente inicia as ações no próximo sábado (11), com a distribuição de 500 mudas de frutíferas nativas, como pitangas, araçás, uvaia, guabiroba e palmito. O evento será das 9h às 13h, na Praça Ângelo Piazera.

Já no fim de semana seguinte, a mesma ação vai para o Parque da Inovação no domingo (19), das 14h às 18h, onde serão distribuídas gratuitamente para a população mil mudas de frutíferas.

No sábado seguinte (25), a equipe da Fujama promove mais uma campanha de adoção de animais, entre 9h e 13h, na Clínica Bicho Urbano, localizada na Rua Walter Marquardt, próximo a Prefeitura.

Para finalizar, no domingo (26), das 14h às 18h, está prevista uma ação no Parque Linear Via Verde, junto ao mirante da figueira. Mil mudas de espécies frutíferas nativas serão distribuídas gratuitamente e, também, será feita a instalação da placa de identificação da figueira.

Já as atividades externas do Samae serão promovidas pelo Setor de Qualidade e Meio Ambiente da autarquia. Durante todo o mês de setembro haverá diversas ações alusivas a Festa Anual das Árvores.

A coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente do Samae, Alessandra Stinghen, destaca que o ponto alto da programação será no dia 18, na praça do Parque Linear Via Verde.

“Lá estaremos com diversos parceiros desenvolvendo com uma série de atrativos para a comunidade. Acredito que as pessoas que comparecerem vão gostar muito”, destaca.

Programação

  • 05/09 – Videopalestra “A importância da Floresta Amazônica para o Brasil e o Mundo”.
  • 11/09 – Samae Móvel na Praça Angelo Piazera.
  • 18/09 – Limpeza do rio Itapocu com o Clube de Canoagem Kentucky.
  • 18/09 – Mega ação na Via Verde com a presença de diversos parceiros.
  • 21 a 26/09 – Exposição no Giassi Supermercados.
  • 20/09 – Videopalestra “A história do papel e seu reaproveitamento”.
  • 22/09 – Videopalestra “A defesa da fauna está em nossas mãos”.
  • 24/09 – Videopalestra “A importância da mata ciliar para a proteção dos animais aquáticos”.
  • 28/09 – Videopalestra “A importância da Compostagem”.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp