O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Jaraguá do Sul venceu o Prêmio Fritz Muller, destinado a projetos e iniciativas que resultam em beneficiosos para a conservação do meio ambiente.
O concurso está na sua vigésima edição e é concedido pelo instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) – o principal reconhecimento ambiental do Estado.
A autarquia jaraguaense venceu na categoria Educação Ambiental com o Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva). O presidente do Samae, Ademir Izidoro, comenta que o prêmio é a valorização de um trabalho que está sendo realizado há bastante tempo.
“O Samae trabalha com esse projeto há 12 anos e a cada ano renovamos em busca da preservação do meio ambiente. Estou muito orgulhoso”, destaca.
Izidoro descreve que em seu mandato buscou, através do projeto, fazer com que os alunos tivessem uma constância maior na educação em sala de aula e em visitas no Samae.
“Essas pessoas que participam se tornam amigos da água e cuidam do meio ambiente. Ao contrário daqueles que não tiveram nenhuma educação ambiental”, aponta.
A coordenadora do Setor de Qualidade e Meio Ambiente do Samae, Alessandra Stinghen, relata que a autarquia tem se esforçado em benefício do meio ambiente para contribuir com o futuro das novas gerações.
“Só temos a agradecer por todo apoio da comunidade, das escolas e dos professores para o desenvolvimento do projeto de educação ambiental”, frisa.
A premiação será no dia 6 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. A autarquia foi indicada com outros dois projetos.
Um sobre tratamento do esgoto e resíduos sólidos, já que a cidade tem 83% de coleta do esgoto sanitário. O índice de 22% sobre a coleta seletiva também fez a cidade concorrer no concurso.
Izidoro salienta que a natureza está sendo muito bem cuidada pelo Samae.
Proeva fala sobre importância da água
Atualmente coordenado pelo Samae e pela Secretária Municipal de Educação, o Proeva foi idealizado em 2005, buscando fazer a comunidade entender que a água deve ser preservada. Desde então, ele é aplicado aos estudantes do 4º ano das escolas da rede municipal de ensino.
O projeto conta com 12 encontros em sala de aula onde são abordados temas como o ciclo da água, o ecossistema, esgoto sanitário.
No fim é agendada uma visita na Estação de Tratamento de Água com aplicação da avaliação sobre o Programa. Até julho de 2019 já foram formados 19.167 “Amigos da Água”.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui