Samae abrirá edital para cooperativas e altera sistema de coleta seletiva, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/02/2024 - 09:02 - Atualizada em: 01/02/2024 - 09:52

Devido ao crescente índice de reciclagem no município de Jaraguá do Sul e ao consequente aumento do volume de materiais coletados, o Samae abrirá edital de chamamento público nos próximos dias, para o credenciamento de novas cooperativas de trabalho, responsáveis pela triagem dos materiais recicláveis.

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “o credenciamento de novas cooperativas é uma estratégia necessária para atender à crescente demanda de materiais recicláveis coletados. Reforço que o aumento da demanda se deve ao comprometimento e à participação da população no Programa de Coleta Seletiva realizado no município”.

Outra mudança foi que o Samae, por meio de empresa terceirizada, passou a realizar a coleta dos materiais recicláveis usando caminhões compactadores (os mesmos utilizados na coleta de lixo comum), juntamente com os caminhões baú que continuam operando normalmente. Trata-se de uma transição necessária para atender a Norma Regulamentadora NR – n° 38, do Ministério do Trabalho.