Saiba quais são os efeitos do cigarro eletrônico na sua boca

Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

31/10/2023 - 13:10 - Atualizada em: 31/10/2023 - 13:12

O cigarro eletrônico ou vape tem se tornado uma tendência para ajudar os fumantes a deixarem o cigarro convencional. Mas, apesar de muitas pessoas acreditarem que ele seja uma alternativa mais segura quando comparada ao tabagismo, os seus efeitos negativos para a saúde já começam a aparecer. Além de causar danos ao pulmão, o vape também pode prejudicar dentes e gengivas.

O vape não produz fumaça de tabaco, mas fornece nicotina aos pulmões por meio do vapor. E embora muitos afirmem que esse vapor produzido pelos cigarros eletrônicos é inofensivo, ele possui partículas ultrafinas que contêm produtos químicos tóxicos e metais pesados ​​que são prejudiciais ao organismo. Muitos deles estão ligados a doenças respiratórias, doenças cardíacas e até câncer.

Infelizmente, as complicações não param por aí. Pesquisas também apontam que o vape pode ser igualmente prejudicial à sua saúde bucal, afetando dentes e gengivas.

Veja as complicações que o cigarro eletrônico pode ocasionar na sua boca:

Retração gengival: a nicotina reduz o fluxo sanguíneo, o que pode deixar suas gengivas sem os nutrientes que precisam. Isso pode danificar seu tecido, levando à retração gengival.

Sensibilidade: a nicotina aumenta a sensibilidade dental.

Boca seca: a nicotina reduz a produção de saliva, aumentando a produção de bactérias nocivas e a probabilidade de cárie dentária, doenças gengivais e mau hálito.

Bruxismo: a nicotina atua como estimulante muscular, o que pode causar ranger de dentes, desgastando o esmalte dental e resultando em dores na mandíbula e na cabeça.

Doença gengival: a nicotina pode causar inflamação e inchaço nas gengivas.

Se você não consegue abandonar o hábito de fumar, é fundamental manter uma boa higiene bucal para proteger seus dentes das complicações do vape. Além de escovar e usar fio dental em casa diariamente, visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano para uma limpeza e avaliação.

*Com informações do portal iG

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.