Saiba quais são os 10 piores alimentos consumidos por brasileiros

Foto: Reprodução

Por: Elisângela Pezzutti

26/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 26/09/2023 - 13:57

A desnutrição não se caracteriza apenas pela deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais, mas também por escolhas alimentares ruins, como uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados.

“A desnutrição pode ser causada por ingestão insuficiente de alimentos ou por má alimentação. Por isso, escolher bem os alimentos, ter moderação e garantir variedade são atitudes básicas para ter uma alimentação equilibrada”, explica a gerente de nutrição da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Tatiana Bononi.

A especialista esclarece que os alimentos ultraprocessados envolvem formulações industriais à base de ingredientes sintetizados em laboratório. Os rótulos dos ultraprocessados contém extensas listas de ingredientes, que têm por objetivo aumentar a durabilidade do alimento ou dar a ele cor, sabor, aroma e textura.

“A maioria dos ultraprocessados é consumida no lugar de alimentos como frutas, leite e água ou, até mesmo, de preparações culinárias. Esses alimentos devem ser evitados ou ter seu consumo reduzido, pois favorecem o consumo excessivo de calorias e prejudicam a sensação de saciedade”, alerta a nutricionista.

A profissional faz uma lista dos 10 piores alimentos que estão na dieta de boa parte dos brasileiros.

Confira:

Refrigerantes (diet ou normal);
Batata frita;
Carnes processadas (bacon, salchichas, nuggets, enlatados);
Sorvete;
Biscoitos recheados;
Churros recheados;
Cachorro-quente;
Margarina;
Salgadinhos de pacote;
Macarrão instantâneo.

Tatiana ressalta que “a complexidade dos problemas alimentares traz a necessidade de promoção e conscientização urgente da população sobre a boa nutrição e como selecionar bem os alimentos. Isso é fundamental para melhorar os problemas de desnutrição e obesidade, que hoje abrangem todas as faixas da população”.

A nutricionista orienta as pessoas a consumirem alimentos in natura ou minimamente processados, já que eles não contêm sal, açúcar, óleos, gorduras, nem outros ingredientes.

*Com informações do portal Metrópoles

Notícias no celular

Whatsapp