A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na tarde desta quarta-feira (13), ocorrerá a aplicação de fumacê em ruas de quatro bairros da cidade: Água Verde, São Luís, Tifa Martins e Vila Rau.
Desta vez, a ação para combater o mosquito Aedes aegypti ganhou um reforço do Estado e o fumacê será aplicado com um veículo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), que faz uma pulverização automatizada, intensificando ações do Município contra a dengue.
O veículo (uma Pick up) está percorrendo os Municípios catarinenses com altas taxas de infestação de mosquitos e casos de dengue (transmissão sustentada).
“Com a aplicação do inseticida pelo veículo da Dive teremos um raio de cobertura maior do fumacê, assim como mais agilidade no cronograma de trabalho. O uso do fumacê é uma estratégia adicional no combate ao mosquito da dengue”, destaca o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
Os agentes de combate às endemias estão percorrendo as áreas onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores. Havendo algum imprevisto ou questão climática, poderá ocorrer reagendamento da data.
Confira as ruas
Bairro Água Verde:
- Rua Edward Krisch
- Rua Carlos Hardt
- Rua Paulo Kraemer
- Rua Wally Emilia Mohr
Bairro São Luiz
- Rua Francisco Hruschka
- Rua Luis Bortolini
- Rua Levinus Krause
Bairro Tifa Martins
- Rua Afonso Benjamim Barbi
- Rua Angelina De Toffol
- Rua Jose Narloch
- Rua Paulo Leoni
- Rua Irmao Leandro
Bairro Rau
- Rua Affonso Nicoluzzi
- Rua Carlos Zemke
- Rua Cecilia Planincheck Marquardt
- Rua Hermes Rudinei Gottardi
Cuidados da população após a aplicação
Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.
Outras orientações incluem:
– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).