A Abertura da Safra da Tainha 2026 marca um dos momentos mais significativos para pescadores, familiares e aqueles que valorizam a cultura da pesca artesanal. A programação segue nesta quinta (30) e sexta-feira(01) – dia da abertura oficial da Safra, e reúne celebrações religiosas, atividades culturais e ações comunitárias que fortalecem a tradição no litoral catarinense.
Nesta quinta, a programação começou no Rancho de Pesca Sociocultural Getúlio Manoel Inácio, com ações voltadas à valorização da cultura da pesca artesanal. Entre os destaques estão atividades educativas com crianças, abertura oficial do evento com lideranças culturais, exibição de material audiovisual e roda de conversa sobre os 200 anos da Igreja São Sebastião do Campeche e sua relação com a pesca. A noite contará ainda com o tradicional terço luminoso, procissão na praia e confraternização comunitária.
A abertura oficial acontece no dia 1º de maio, também no Rancho do Campeche, com café comunitário e uma programação ao longo do dia. Estão previstas procissão com grupos musicais, bênção aos pescadores, debates sobre os desafios da safra 2026, apresentações culturais, oficinas ambientais, ações de limpeza da praia e atividades educativas. O evento também celebra conquistas da pesca artesanal, com premiações e homenagens à tradição local.
Também no dia 1º de maio, a Praia do Moçambique recebe uma programação especial no Rancho Parelha Atobá, a partir das 14h, com celebração, apresentações e café da tarde, reunindo a comunidade para marcar o início da safra.
Confira a programação:
30 de abril | quinta-feira
Praia do Campeche – Rancho de Pesca Sociocultural Getúlio Manoel Inácio
- 14h – Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes – com estudantes do NEIM Campeche (Núcleo de Educação Infantil Municipal)
- 18h45 – Abertura oficial da 19ª edição do evento com Rodrigo Stüpp (Guia Manezinho) e Carla Inácio (IGMI). Diário audiovisual – “Enquanto as tainhas não vêm”, de Artur Hugo (PPGAS UFSC/ FAPESC).
- 19h15 – Roda de conversa – 200 anos da Igreja São Sebastião do Campeche e a Pesca Artesanal
- 20h – Terço luminoso e procissão na praia do Campeche
- 21h – Confraternização comunitária
01 de maio | sexta-feira – Abertura oficial da safra
Praia do Campeche – Rancho de Pesca Sociocultural Getúlio Manoel Inácio
- 07h15 – Abertura do rancho para a comunidade. Música com Edu Madma.
- 07h30 – Café comunitário e Abertura das exposições e vivências culturais
- 09h – Procissão com o Grupo Música do Rancho da Canoa e as bandeiras do divino. Hasteamento das bandeiras com representantes da história da pesca artesanal de SC. Missa na praia
- 10h30 – Cerimônia de abertura do Centro Cultural e Rancho de Pesca Getúlio Manoel Inácio com Muriel Costa. Benção aos pescadores do litoral catarinense
- 10h45 – Pescadores e a pesca da tainha: conquistas, desafios e expectativas para a safra 2026
- 11h15 – Apresentação – As Aventuras de Darci
- 12h – Premiação da Primeira Volta à Ilha com Canoa Artesanal
- 13h30 – Apresentação de capoeira – Casa Cultural Canela Preta. Oficina de pesca – Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes com Ivanir Faustino. Apresentação – Coletivo Casa das Rendas do Campeche (Cantiga Popular Ilhoa)
- 14h – Oficina Floram vai à praia
- 14h30 – Apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Ação de limpeza de praia com voluntários do Instituto Nexxera e comunidade
- 15h30 – Oficina ambiental – Projeto Tamar
- 16h45 – Apresentação do Boi de Mamão do Campeche
- 18h – Encerramento oficial do evento