Sábado (30) é o dia D de vacinação contra a gripe e sarampo em Jaraguá do Sul

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Por: Elissandro Sutil

29/04/2022 - 15:04 - Atualizada em: 29/04/2022 - 15:13

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra que nesta sábado (30) ocorrerá o dia D das Campanhas de Vacinação contra a gripe e sarampo. Serão vacinados contra a gripe as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos e contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde. Os postos de saúde com sala de vacinação estarão abertos das 8h às 17h.

A supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Kneipp, reforça que o sábado é uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguem ir até um posto de saúde durante a semana. “É a chance de colocar a vacinação em dia, se proteger e proteger os outros”.

A diretora de Vigilância em Saúde, Talita Picolli, frisa que tanto a vacina contra a a gripe quanto a do sarampo são seguras e importantes para evitar casos graves e, até mesmo, a morte por essas doenças. A vacina Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Vacina da gripe x vacina covid-19

Quem tomou a vacina contra a covid-19 recentemente, não precisa esperar alguns dias para tomar a vacina contra a gripe, já pode receber a dose na sequência. Já em situações de febre a pessoa deve adiar a vacinação contra a gripe.

Gripe

A partir do dia 3 de maio, começa uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe e pessoas dos demais grupos prioritários também poderão ser imunizadas contra a doença. Serão vacinadas crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Sarampo

Com relação ao sarampo, a partir do dia 2 de maio, continuam sendo vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos com uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. Além de proteger contra o sarampo, a tríplice viral protege contra a rubéola e a caxumba.
As Campanhas de Vacinação contra a gripe e o sarampo continuam até o dia 3 de junho. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários de vacinação devem procurar um ponto de vacinação o quanto antes.

Postos de saúde com vacinação contra gripe

Posto da Reinoldo Rau (Centro)
Posto do Caic/ São Luís
Posto do Jaraguá 99
Posto do Rio Cerro II
Posto da Vila Nova
Posto da Ilha da Figueira
Posto do João Pessoa
Posto da Vila Lalau
Posto do Santo Antônio
Posto de Nereu Ramos
Posto do Rau
Posto da Vila Lenzi
Posto do Chico de Paulo
Posto da Tifa Schubert
Posto do Santo Estevão
Posto do Rio da Luz
Posto do Amizade
Posto da Barra
Posto do Molha
Posto do Estrada Nova
Posto de Santa Luzia
Posto do Czerniewicz (abrirá no dia D para vacinação)