O Trecho IV da rua 13 de Maio, em Jaraguá do Sul, vai ser liberado na próxima sexta-feira (21). A via terá sentido único em direção ao Centro – da rua Rio de Janeiro (ponte Maria Moser Grubba) até a rua nova em frente a empresa Artama, no bairro Czerniewicz. E formará um binário com as ruas Jorge Czerniewicz e Roberto Ziemann, que terão sentido único em direção ao bairro Amizade. Também haverá mudanças importantes no sentido das ruas transversais: Otto Schneider, Henrique Sohn, Fransciso Vegini, Rio Grande do Sul e Carlos Meyer.
- Saúde sugere uso de cálcio por gestantes para prevenir eclâmpsia
- Gato passa por cirugia no cérebro e acordo com hiperfoco em frango
A implantação das alterações irá ocorrer em etapas, iniciando nesta terça-feira (18) pelas ruas transversais, e se estendendo ao longo da semana com a liberação da 13 de Maio e implantação do binário. O trabalho será feito durante o dia nas vias transversais e no período noturno nos trechos das ruas Roberto Ziemann e Jorge Czerniewicz. (Ver cronograma das alterações abaixo)

Foto: PMJS/Divulgação
O Prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, ressalta a importância dessa obra para a mobilidade urbana. E por se tratar do maior binário do município, está sendo executada em etapas. “É a maior obra em andamento, que devido a sua complexidade exige empenho e muito trabalho das equipes envolvidas. Esse binário vai melhorar e muito a fluidez do trânsito em um dos pontos de grande movimentação da cidade”, disse.
Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a implantação de binários segue uma tendência com o objetivo de criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos. “Permitindo que no mínimo duas faixas de rolamento sigam ao mesmo tempo no mesmo sentido. Permite ainda, uma maior quantidade de veículos transitando num mesmo sentido, o que proporciona mais agilidade e melhor mobilidade”, enfatiza Marietto.
Cronograma
1ª etapa
Implantação de mão única nas ruas transversais:
- As ruas Otto Schneider, Fransciso Vegini e Carlos Meyer – que já são mão única -, seguirão da rua Roberto Ziemann/Jorge Czerniewicz em direção à rua 13 de Maio;
- Já as ruas Sem Nome (Artama), Henrique Sohn e Rio Grande do Sul, seguirão em mão única da rua 13 de Maio em direção à Roberto Ziemann/Jorge Czerniewicz.
2ª etapa
Ocorrerá na sexta-feira (21), a partir das 20h, com a implantação de mão única em mais um trecho da Rua Roberto Ziemann/Jorge Czerniewicz, que seguirá em mão única no sentido Centro-bairro, da Rua Sem Nome (Artama) até a Rua Rio de Janeiro.
Atenção
Recomenda-se atenção especial na saída da ponte Maria Grubba, se a intenção do motorista for seguir em direção ao bairro Amizade. Os condutores não poderão mais seguir reto pela Rua Rio de Janeiro, pois será obrigatório virar à direita na Rua 13 de Maio. No caso dos veículos de pequeno porte, o retorno poderá ser feito virando à esquerda na Rua Rio Grande do Sul e acessando a Rua Roberto Ziemann. Já o motorista de veículo pesado (caminhões e ônibus) deverá fazer o retorno pela rua Sem Nome (Artama).
“Essas alterações visam dar maior fluidez e segurança aos usuários das vias. A rede cicloviária também será interligada permitindo rotas demarcadas e com segurança aos ciclistas”, completou Marietto.
Em razão das alterações, a orientação é para que os motoristas fiquem atentos à sinalização. O semáforo que foi instalado será apenas para permitir o cruzamento de pedestres. Em caso de mau tempo, as mudanças serão reprogramadas.