Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Revitalização da Praça Ângelo Piazera: inauguração do novo espaço agita a manhã deste sábado (22) em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

22/07/2023 - 12:07

A manhã deste sábado (22) foi animada em Jaraguá do Sul, com a inauguração da nova Praça Ângelo Piazera. O espaço histórico, localizado na área central da cidade, foi totalmente remodelado. Um grupo grande de pessoas, incluindo autoridades, prestigiou o ato, que também teve apresentações de danças típicas alemãs.

De acordo com a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, desde 2017 a Administração Municipal planejava esta melhoria na Praça Ângelo Piazera, que traz consigo uma parte da história de Jaraguá do Sul, além de ser um importante ponto de encontro para os moradores da cidade, já que o local possibilita a prática de esportes, comemorações, shows, solenidades e manifestações culturais diversas.

O projeto inclui 5,2 mil metros quadrados de intervenção paisagística e outros 640 metros quadrados de reforma e ampliação em alvenaria. Para isso, o Município investiu com recursos próprios R$ 9.231.178,68.

“O projeto tem design contemporâneo e traz uma inovação arquitetônica, com espaços atraentes para lazer, cultura, alimentação e diversão, atendendo a todas as faixas etárias. Essa é a proposta de requalificação da Praça Ângelo Piazera, que enfatiza sua natureza de ponto de encontro, transformando-a em um parque no coração da cidade”, disse Natália Lúcia Petry. “O objetivo foi valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original”, ressaltou.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Estou muito feliz em poder entregar para a comunidade jaraguaense mais este belo espaço. Quero agradecer a todos os envolvidos nesta obra. A praça foi reconstruída com muitas mãos, diversas secretarias envolvidas, com suporte da Câmara de Vereadores, dos nossos técnicos que projetaram e acompanharam a obra”, frisou o prefeito Jair Franzner.

O deputado federal, Carlos Chiodini, também participou da inauguração e declarou que é muito bom estar em Jaraguá do Sul, viver em Jaraguá do Sul. “E é muito bom quando a gente está aqui e coisas novas acontecem, deixando a cidade mais bonita e mais feliz. Jaraguá do Sul não poderia ganhar um presente de aniversário mais emblemático e simbólico do que a inauguração deste espaço. Certamente teremos um 2023 com muitas alegrias e muitas vitórias”, completou.

Comunidade prestigiou a inauguração /Foto: Fábio Junkes/OCP News

Sobre a obra

Os trabalhos de revitalização da praça foram realizados pela empresa Paleta Engenharia e Construções Ltda., de Joinville, e incluem:

-Acesso demarcado ao Marco Zero, restauração da Rosa dos Ventos e modernização dos totens de identificação dos símbolos nos pontos cardeais.

-Acesso e paisagismo de destaque para a efígie de Ângelo Piazera sobre bloco de mármore.

-Gazebo (espécie de tenda coberta) em substituição ao antigo chafariz.

-Rampas e escada nova no acesso principal ao Museu Emílio da Silva .

-Nivelamento do acesso de veículos para garantir acessibilidade aos pedestres.

-Vagas exclusivas para funcionários de carga e descarga.

-Totens de fornecimento de água e energia para ocupação de food trucks.

-Instalação de novo mobiliário.

-Construção de novos canteiros.

Os pequenos aproveitaram para brincar / Foto: Fábio Junkes/OCP News

Homenagem ao empresário que doou terreno

Inicialmente denominada “Praça da Bandeira”, o espaço foi rebatizado em 1959 para homenagear o Sr. Ângelo Piazera, que doou as terras para a construção da sede da antiga prefeitura. Atualmente, o prédio localizado no meio da praça, abriga o Museu Histórico Emílio da Silva.

A empresa Pecher & Cia havia adquirido as terras da Colônia Jaraguá, concedidas a Emílio Carlos Jourdan em 1895. Os sócios Ângelo Piazera, César Pereira de Souza e Francisco Tavares da Cunha Mello Sobrinho compraram o grande lote em outubro de 1907. Com o fim da sociedade, em 1916, Piazera acabou ficando com todas as terras. Após seu falecimento, em 22 de março de 1927, ocorreu a doação do terreno, que era um desejo do empresário.

Ainda em vida, Ângelo havia combinado com a esposa, Constância Piazera, a doação do terreno. No termo firmado no Registro de Imóveis 2ª circunscrição Hercílio da Conceição, Constância declarou que o imóvel era inalienável e não permutável. O lote que hoje ocupa a esquina da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, estendendo-se até a Rua Reinoldo Rau, foi doado em 29 de agosto de 1927. A criação de um dos espaços públicos mais antigos da cidade foi condição para que a doação fosse feita.

Elementos históricos

Além do Marco Zero – a partir do qual se conta a numeração de todas as ruas da cidade e a quilometragem de todas as rodovias do Estado – a Praça Ângelo Piazera possui outros elementos históricos, como a Herma do Coronel Emílio Carlos Jourdan, erguida em 1941, e a Efígie de Ângelo Piazera, esculpida em um bloco de mármore e instalada em 2004. Possui ainda o Totem, um antigo cilindro sem eixo que exercia sua função na secagem de grãos de arroz.

No espaço, continuam preservados quatro postes originais da década de 1940. Além disso, o local também é palco da instalação do Schützenbaum (Árvore dos Atiradores) no período em que acontece anualmente a tradicional Schützenfest (Festa dos Atiradores). É um tronco enfeitado, que simboliza a intenção de que a festa seja realizada com alegria e motivada pela confraternização entre os participantes.

Schützenplatz marca primeiro evento na praça após revitalização

Antes do ato de inauguração, integrantes das sociedades de atiradores, da Comissão Central Organizadora da Schützenfest, Majestades da festa e convidados para a Schützenplatz (Schützen na praça) se concentraram no novo espaço e realizaram desfile acompanhados das bandas Euterpe e Bavária.

A Schützenplatz promove a integração entre as sociedades e a comunidade, apresentando ao público a representação da Schützenfest, com direito a Marcha de Rei e Rainha, músicas e danças folclóricas alemãs.

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

 

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.