Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Retrospectiva 2024: Ouvidoria do Governo de SC recebe 35 mil manifestações da sociedade em 2024

Foto: Divulgação/CGE

Por: Elisângela Pezzutti

25/12/2024 - 16:12 - Atualizada em: 25/12/2024 - 16:44

O Governo de Santa Catarina recebeu em 2024 cerca de 35 mil manifestações pelo canal da ouvidoria, repetindo o número de demandas registrado no ano passado. O tempo de resposta às manifestações foi de 10 dias. O prazo legal é de 30 dias. Os dados incluem o período de 1º de janeiro a 18 de dezembro.

Quase metade das manifestações recebidas pela Ouvidoria em 2024 foram classificadas como solicitações de providências (46%), seguidas de reclamações (28,9%), denúncias (22,8%), elogios (1,3%) e sugestões (0,8%). Os percentuais são semelhantes aos registrados nos anos anteriores.

“Para agilizar ainda mais o atendimento e permitir a gestão estratégica dos dados, em 2025 a Controladoria-Geral do Estado vai priorizar a implantação de um novo sistema de ouvidoria. Com tecnologia de ponta, poderemos oferecer informações que ajudarão na tomada de decisão dos gestores”, adianta o controlador-geral Pedro Waltrick.

A CGE é o órgão responsável pela gestão do canal de ouvidoria. As manifestações podem ser feitas pelo portal www.ouvidoria.sc.gov.br, pelo 0800-6448500, por carta ou presencialmente. Após avaliar a demanda, a Controladoria-Geral do Estado encaminha para análise e providências das ouvidorias setoriais, que retornam à CGE com a resposta.

Gestão dos dados

Neste ano, a CGE deu continuidade ao projeto de reclassificação e atualização dos assuntos das manifestações de ouvidoria, iniciado no ano passado no Detran. Em 2024, o trabalho foi realizado na Polícia Científica (PCI), na Secretaria de Estado da Educação e na própria CGE. O objetivo é aprimorar os processos, identificando os principais gargalos na prestação de serviços e a produção de indicadores para auxiliar os gestores.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.