Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Reforma Tributária e Malhas Fiscais são temas de capacitação voltada a servidores municipais de Jaragúa do Sul

Foto: divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

21/10/2025 - 10:10 - Atualizada em: 21/10/2025 - 10:30

A Prefeitura Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Fazenda e em parceria estratégica com a Procuradoria Geral do Município, está promovendo um ciclo de capacitação voltado às equipes técnicas de contabilidade, fiscalização e arrecadação. O curso intensivo visa atualizar e aprimorar o conhecimento dos servidores municipais em temas cruciais, como a Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/23) e a utilização de Malhas Fiscais.

O secretário da Fazenda, Tiago Coelho Przywitowski ressalta que “manter a equipe atualizada é parte essencial do compromisso do governo, neste momento de suma importância para a prefeitura e para os contribuintes.”

Foco na Reforma Tributária e no Contribuinte

Um dos módulos principais aborda a fundo a Introdução à Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/23) e as diretrizes da Lei Complementar n. 214/25. O conteúdo programático é vasto, cobrindo as Normas Gerais do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), incluindo hipóteses de incidência, imunidades, momento de ocorrência do Fato Gerador, Base de Cálculo e Alíquotas.

O treinamento é vital para que o município se prepare para as mudanças operacionais, tratando da operacionalização do IBS e da CBS, incluindo o Cadastro com Identificação Única e o Documento Fiscal Eletrônico. Um foco especial será dado ao *Impacto da Reforma Tributária no Município e às medidas preparatórias* necessárias para garantir uma transição suave para o novo modelo, protegendo a arrecadação e os interesses dos contribuintes.

Aperfeiçoamento da Fiscalização e Combate à Sonegação

Outra área estratégica abordada é o aperfeiçoamento das Malhas Fiscais, um tema fundamental para o incremento de receita e a promoção da justiça fiscal. O conteúdo engloba a evolução da Administração Tributária e as principais práticas nacionais de aumento de receita, buscando um equilíbrio entre o Modelo Punitivo e a Autorregularização.

Os servidores estão sendo capacitados em como utilizar dados necessários para cruzamentos fiscais, inclusive por meio de convênios com o Fisco Estadual, Receita Federal do Brasil (RFB), CREA, MEC, DETRAN e outros órgãos. Esta técnica é fundamental para o combate à sonegação fiscal do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), com atenção especial a setores diversos como *construção civil, educação, saúde, shows e eventos*, além da fiscalização de empresas do Simples Nacional.

Segundo o procurador-geral do Município, Benedito Carlos Noronha, a capacitação contínua de fiscais tributaristas, procuradores e servidores lotados na Fazenda e na Procuradoria é fundamental para o sucesso da reforma tributária. “Com a complexidade crescente do sistema tributário, é essencial que esses profissionais estejam atualizados sobre as novas leis, regulamentações e procedimentos. A eficácia da Reforma Tributária depende diretamente da capacitação dos profissionais que lidam com a gestão tributária. A capacitação adequada permite que esses profissionais compreendam e apliquem corretamente as novas regras, reduzam a evasão fiscal e a melhora da arrecadação. Além disso, a capacitação contínua contribui para melhorar a eficiência e a transparência na gestão tributária, o que é fundamental para aumentar a confiança dos contribuintes e promover um ambiente de negócios mais favorável. Portanto, investir na capacitação dos fiscais tributaristas, procuradores e servidores que lidaram diretamente com o fisco é uma prioridade para garantir o sucesso da reforma tributária e promover o desenvolvimento econômico do país.” O treinamento ocorre nesta segunda e terça-feira (21), no auditório do Issem.

Sobre o palestrante

Lucas de Oliveira Morais é auditor de tributos. Já ocupou os cargos de gerente do Simples Nacional, superintendente da Administração Tributária e secretário executivo de Finanças do Município de Goiânia até 2024. Atualmente é presidente do Conselho Tributário Fiscal do Município de Goiânia.

É membro do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo, nomeado pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. Também é Master Treinner e palestrante com foco em um novo mercado de trabalho decorrente da reforma tributária

Ministrou Direito Tributário e Processo Tributário para mais de 2.500 alunos dos cursos de graduação em Direito e Contabilidade: Ajudou mais de mil pessoas a iniciarem na carreira tributária, auditores, advogados, contadores e outros.

Enquanto professor de ISSQN, ICMS, Simples Nacional e Malhas Fiscais/Inovações Tributárias em diversos cursos de Pós-Graduação e MBA do País já apresentou a mais de 2.500 alunos o outro lado da relação jurídica tributária: os hábitos, comportamentos e pretensões do famigerado “Leão”. Coautor em diversos livros que tratam sobre Compliance, Práticas Contábeis e Fiscais Planejamento Tributário.

A reforma tributária representa uma mudança profunda no sistema de arrecadação e terá impacto direto nas finanças dos municípios. Jaraguá do Sul está se antecipando a esse cenário ao investir na capacitação de suas equipes. Esse treinamento é essencial para garantir uma transição segura, proteger as receitas e manter a sustentabilidade fiscal. Foi uma grande alegria e satisfação sair de Goiânia e vir até Jaraguá do Sul para contribuir com a formação de servidores tão comprometidos com a gestão pública”, afirmou Lucas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.