Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Recorde: Santa Catarina tem o maior ovo de Páscoa decorado do mundo

Foto: divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

21/02/2023 - 14:02 - Atualizada em: 21/02/2023 - 14:51

O município de Pomerode (SC) tem novamente o maior ovo decorado do mundo. O recorde foi conquistado no sábado (18) durante a 15ª Osterfest e confirmado pelo Guinness World Records (GWR). A estrutura tem 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro. A árbitra internacional do GWR, organização que mapeia recordes mundiais, Sarah Casson, acompanhou a medição oficial.

Este é o segundo recorde mundial do evento. O primeiro, conquistado em 2017, é o de maior árvore de casquinhas naturais do mundo. A Osterbaum, como é chamada na região de colonização alemã, tem mais de 110 mil casquinhas de ovos naturais.

Criação artística homenageia imigrantes da Pomerânia

Não é apenas pelo tamanho que o ovo chama a atenção. Criada pela artista plástica especializada em pintura em porcelanas, Joana Wachholz, a obra traz motivos da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região de Pomerode.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ovo tem estrutura com mais de 16 metros de altura | Foto: divulgação

Desde os seis anos de idade, Joana estuda pintura em porcelanas. Depois do primeiro contato com a técnica na escola, ela incorporou a técnica na sua rotina. É uma das poucas representantes de pintura manual em peças de porcelana que seguem atuando. “Para mim, essa obra tem duplo significado: homenageia tanto a cultura de um dos povos que veio da Pomerânia para colonizar a região onde eu nasci, quanto a pintura em porcelanas, que faz parte da minha história e das lembranças de tantas pessoas”, diz Joana.

Para transpor a arte criada por Joana para a estrutura com mais de 16 metros, uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira trabalhou por cerca de quatro meses.

Sobre a Osterfest

Este ano a Osterfest chega à sua 15ª edição | Foto: divulgação

A Osterfest acontece das 10h às 20h, de quinta a domingo, até o dia 9 de abril. A programação inclui oficinas para as crianças, feiras de artesanato, doces e produtos locais, atrações culturais e praça de alimentação.

A 15ª edição da festa é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip), com o apoio da Prefeitura de Pomerode e patrocínio de Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier, Komprão, Oxford, Weiku, Mueller, Ipel e Unifique.

Serviço:

O que: 15ª Osterfest
Data: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023, de quinta-feira a domingo
Horário: 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 5,00

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.