Uma apresentação da série Grandes Concertos, executada por professores do Festival de Música Internacional de Santa Catarina (Femusc), na Scar promete ser o destaque desta quinta-feira (18). O quinteto de cordas do compositor tcheco Antonin Dvorak será apresentado pelos professores recém-chegados Gustavo D’ppolito, de contrabaixo; Anna Murakawa, de violino; além dos veteranos Charles Stegeman, violino; Richard Young, viola; e Eduardo Vassalo, no violoncelo.
A obra “Festivo”, do compositor Osvaldo Lacerda, abrirá o concerto com três trompetes. Após o quinteto, será apresentado “Sexteto para Duas Trompas e Cordas”, de Ludwig van Beethoven, e “Pequena Sinfonia”, do compositor Charles Gounod. O concerto encerra com a obra “Octeto para cordas”, composta por Felix Mendelssohn, aos 17 anos.
O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento. De acordo com os organizadores do Femusc, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.
Música brasileira
Os alunos Victor Santos, na flauta, e Arthur, no clarinete, chamaram a atenção do público que assistia aos concertos de quarta-feira (17) com a apresentação da obra “Chorus n.2” do compositor Heitor Villa-Lobos. Outro momento de destaque foi a exibição do “Quarteto de cordas” do compositor alemão Felix Mendelssohn pelo Quarteto Essence de São Paulo.
Patrocínio e apoio
Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.
Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.
O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.