Quatro ruas do bairro Água Verde receberam aplicação de fumacê

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

04/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 04/03/2024 - 15:30

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no sábado (2), a aplicação de fumacê em quatro ruas do bairro Água Verde. A ação envolveu oito agentes de endemias e transcorreu como planejado, iniciou por volta das 5h30 e encerrou às 8h.

Os munícipes receberam bem os agentes de endemias e a própria estratégia da aplicação do fumacê. Está primeira ação foi acompanhada pela Polícia Militar. O inseticida foi aplicado por um agente de endemias nas ruas estabelecidas, utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de produto, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos.

Este tipo de ação ocorre em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. É uma medida utilizada para combater mosquitos adultos do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

Ao longo da semana serão divulgados os próximos locais de aplicações do fumacê.