Foram dez pontos suspeitos de fazer a receptação de fios fiscalizados pela Prefeitura de Florianópolis desde terça-feira (8) até a manhã desta quinta-feira (10) em mais uma fase da Operação Fio Desencapado, que passou a ser semanal a partir de 31 de setembro. Ao todo, 47.2 kg de fios de cobre sem origem comprovada foram apreendidos nesta semana e seis locais foram fechados por falta de documentação.
O furto de fios vem causando sérios problemas na Cidade, prejudicando principalmente os sistemas de iluminação e semafóricos, e o combate a esse crime é uma prioridade da administração municipal.
Outras preocupações da Operação Fio Desencapado são as relacionadas à saúde pública causadas pelo acúmulo de resíduos nesses locais, que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda as referentes à natureza e ao meio ambiente.
A Fio Desencapado é uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade.
“Nossa fiscalização vai continuar de forma intensa e contínua para que o mais rápido possível consigamos coibir esse tipo de crime aqui na Capital, que tanto tem atrapalhado a ordem da cidade”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.