Quais aspectos a empresa ideal para se trabalhar deve oferecer aos funcionários?

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

05/12/2022 - 14:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:49

Garantir um ambiente de trabalho em que os funcionários se sintam bem proporciona excelentes ganhos para a equipe e para a empresa, além de favorecer a excelência dos resultados. Existem alguns fatores que fazem toda a diferença para construir um local de trabalho agradável e saudável.

A adoção de práticas focadas no bem-estar dos colaboradores e em aspectos como respeito à diversidade, confiança e reconhecimento são características que as boas empresas para trabalhar têm em comum. Assim, elas compõem um time motivado e satisfeito, o que aumenta consideravelmente a produtividade e engajamento.

Quando uma empresa não se preocupa em manter um bom clima organizacional e não acompanha as necessidades do time, acaba desmotivando as pessoas e tem a produtividade reduzida de forma significativa.

Você prioriza empresas com características que você considera importantes? Quais elementos você acredita que uma empresa deve ter para ser considerada um local bom para se trabalhar? Veja alguns pontos para considerar:

Foto: Pixabay

1 – Investimento no desenvolvimento de habilidades

Uma empresa que acredita e valoriza o desenvolvimento de habilidades profissionais é um ótimo local para crescer profissionalmente. Em ambientes assim, os colaboradores são motivados a crescer e desenvolver aspectos importantes para a carreira, pois sabem que estão em um local onde são verdadeiramente valorizados.

2 – Cultura organizacional autêntica

Algumas empresas possuem características específicas próprias, com traços autênticos não só na comunicação externa, mas também em processos internos, que envolvem os funcionários. Negócios gerenciados com autenticidade e criatividade costumam trazer para a realidade a possibilidade de inovação e adaptação a diferentes situações e problemas.

Essas organizações costumam lidar com o negócio com base em soluções próprias, e não plagiando as práticas dos concorrentes. Atitudes assim também reforçam que a empresa valoriza cada uma das pessoas que compõem o time.

3- Oportunidades de crescimento

O objetivo de todo funcionário é alcançar o crescimento profissional dentro da empresa em que atua, com os objetivos de evoluir na carreira e alcançar mais realização, além de um salário melhor. Para isso, é necessário que os colaboradores se esforcem, estudem mais, se dediquem ao trabalho e estabeleçam as metas que desejam alcançar, mas a organização também pode ajudar no processo.

Algo que desestimula bastante a maioria dos colaboradores de empresas tradicionais é a falta de oportunidades de crescimento, efetivamente e na prática, o que acarreta no aumento do turnover (rotatividade de pessoal) nos negócios. As empresas consideradas melhores para trabalhar são aquelas que oferecem um plano de carreira e crescimento claro e bem estruturado aos colaboradores, deixando claro para cada um qual o melhor caminho para seguir e as melhores opções para evoluir como pessoa e profissional.

4- Feedbacks constantes

O feedback é a prática de dar retorno a uma pessoa da equipe, de forma constante e periódica, com a intenção de melhorar seu desempenho na sua função e elevar a produtividade. Consiste em realizar avaliações frequentes como parte da rotina do trabalho, dispensando a formalidade excessiva e a tensão pré-feedback comum no relacionamento líder e colaborador.

É através desta poderosa ferramenta que os profissionais têm a oportunidade de saber onde estão errando, onde estão acertando, quais são os pontos fortes, quesitos em que precisam melhorar, além das expectativas que a organização tem com relação a eles.

A partir disso, as chances de se tornarem profissionais e indivíduos melhores e decrescerem em suas carreiras aumenta de forma significativa.

5- Empresas inspiradoras

Encontrar o propósito ou significado no trabalho é o que irá garantir energia, paixão e motivação para que as pessoas queiram trabalhar em determinado lugar todos os dias. Algumas empresas se tornam referência de sucesso nos mercados em que estão, sendo um exemplo a ser seguido, seja pela gestão ou pelo modelo de negócio.

A ideia de um propósito inspirador é fundamental para que a equipe consiga expressar todo o seu potencial. A partir disso desse princípio é possível notar mudanças de comportamento, desenvolvimento de novas habilidades e valores comuns entre as pessoas. Para que isso aconteça é necessário criar um propósito que possa ser traduzido em objetivos para departamentos, equipes e indivíduos.

6- Ambiente saudável

Garantir um ambiente de trabalho saudável proporciona excelentes ganhos para a equipe e para a empresa, além de favorecer a excelência dos resultados. Iniciativas dedicadas a manter a tranquilidade no ambiente corporativo podem mudar a realidade da empresa, e para isso, algumas políticas e estratégias são a solução.

É possível classificar um ambiente de trabalho saudável como aquele que preza pela saúde, bem-estar e satisfação da equipe, ou seja, onde os colaboradores se sintam motivados. A empresa precisa se empenhar para oferecer conforto, não só físico, mas também emocional, com o suporte necessário para diferentes situações.

É necessário que existam momentos em que os colaboradores têm a oportunidade de aliviar as longas jornadas de trabalho, além de haver uma boa estrutura, inclusive com espaço de lazer e descompressão, entre diversas outras características que contribuam para que os profissionais sintam-se confortáveis e verdadeiramente à vontade.

7- Confiança

A relação entre empresa e colaboradores precisa ter confiança de ambas as partes. Isso porque profissionais tendem a se sentir melhor em organizações que confiem no trabalho que eles desenvolvem, e também em suas competências, habilidades e na capacidade de contribuir para o crescimento empresarial e para o alcance dos resultados extraordinários que a empresa almeja.

Sendo assim, uma organização que fomenta a autonomia entre os colaboradores e confia no que cada um está fazendo, tem grandes chances de ser considerada uma boa empresa para se trabalhar.

Neste tipo de ambiente o colaborador sente que, além de ter reconhecimento, é verdadeiramente valorizado, pois é ouvido, as ideias são colocadas em prática e existe colaboração entre todos os profissionais, entre diversos outros fatores, que motivam e fazem com que as pessoas realmente queiram estar neste lugar todos os dias.

8- Reconhecimento

Todo e qualquer profissional deseja ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve dentro da empresa da qual faz parte. Programas de reconhecimento, como premiações, formas de parabenização pelo bom desempenho, bonificação, seja financeira ou não, progressão salarial, entre diversas outras, são maneiras de motivar o time a evoluir e crescer cada vez mais.

Identificando que a empresa possui uma boa cultura de reconhecimento e valoriza os colaboradores, a maior parte dos profissionais vai desejar fazer parte. É necessário ter um bom equilíbrio para construir uma união saudável entre empregador e funcionários.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc