Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prosseguem trabalhos de recuperação dos estragos causados por enxurrada

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

30/01/2024 - 16:01 - Atualizada em: 30/01/2024 - 16:31

A Prefeitura de Jaraguá do Sul prossegue com a limpeza e recuperação dos locais atingidos pela enxurrada do final de semana. Já foram removidas mais de 300 toneladas de entulhos. A força-tarefa envolve diretamente mais de 70 pessoas. Foram vários locais atingidos pela enchente, porém, os danos maiores foram causados por deslizamentos de terra, infiltrações e sobre carga na rede de drenagem pluvial. Algumas ruas foram muito danificadas ou destruídas por completo.

É o caso do Rua Arnoldo Leonardo Schmitt, no bairro Barra do Rio Molha, onde toda a infraestrutura viária terá que ser refeita. As ruas Ana Zacko, Pedro Winter e Adolfo Antônio Emendoerfer também foram muito danificadas e serão recuperadas, assim como as demais. Houve, ainda, vários pontos de alagamentos.

Na Rua Alvino Stein, no bairro São Luís, um córrego transbordou inundando várias casas. Na manhã desta terça-feira (30), o aposentado Jonas Bittencourt Ribeiro, 67 anos, ajudou a carregar os móveis e outros pertences que foram perdidos na enchente. “Moro há 13 anos aqui e nunca tinha visto nada igual. Foi tudo muito rápido”, disse.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com informações da Defesa Civil, foram atendidas 48 ocorrências relacionadas às chuvas fortes. “Estamos nos concentrando nos casos mais graves”, destaca o diretor da pasta, Hideraldo Colle. O esforço concentrado tem o objetivo de recuperar a cidade o mais rápido possível. Como houve muitos estragos na cidade, recomenda-se paciência aos moradores que aos poucos tudo vai sendo resolvido. “Inicialmente foram removidos os entulhos e liberados os acessos das vias e residências, o próximo passo é a recuperação do que foi danificado”, explica o Secretário de Obras, Otoniel da Silva.

Equipamentos utilizados:

– 4 retroescavadeiras
– 3 escavadeiras 8 toneladas
– 1 escavadeira 4 toneladas
– 2 caminhões garra
– 1 trator de esteira
– 3 caminhões toco
– 10 caminhões truck
– 3 caminhões pipa

A força-tarefa ocorre em parceria com as várias secretarias e o Samae, bem como empresas terceirizadas que prestam serviços para o município.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).