As obras de adequação no prédio que abrigará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Schroeder seguem em ritmo acelerado. A estimativa da Prefeitura é que o local já esteja atendendo a população entre os dias 16 ou 17 de dezembro.
O secretário de Saúde de Schroeder Orlando Tecilla, explica que alguns serviços, como o raio-X, devem ser adequadas no início de 2020, mas que daqui a 10 dias a população estará sendo atendida na unidade.
Ele explica que na parte interna do espaço faltam ainda pequenas adequações nos móveis, pinturas e uma parte do encanamento que precisa ser concluída. Do lado de fora, está sendo feita a limpeza, colocação de tubulações e a retirada de um alambrado.
“Vamos fazer um rebaixamento de calçada para facilitar o acesso à todas as pessoas que vierem ao PA”, explica.

Obras na parte interna do prédio | Foto Divulgação/Prefeitura de Schroeder
O novo Pronto de Atendimento poderá realizar mais de 300 consultas de diversas especialidades por mês. Segundo Tecilla, o local realizará até 400 laudos de raio-X mensais, além de 13 cirurgias e 15 procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais.
“As cirurgias poderão ser realizadas por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI)”, afirma.
Contratações
De acordo com o secretário de Saúde Orlando Tecilla, a Associação da Redeh de Beneficência Cristã, de Taió, que vai gerir integralmente o PA 24 horas, está providenciando as contrações. Ele explica que a entidade filantrópica já realizando as entrevistas e classificando as pessoas para trabalharem no local.
“No início teremos médico e enfermeiros 24 horas, depois haverá a adição do raio-X e do laboratório”, diz.
A unidade terá um médico clínico plantonista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um profissional de serviços gerais e um profissional de serviços de recepção. No convênio com a Redeh, a Prefeitura vai disponibilizar à entidade hospitalar sem fins lucrativos um valor total de R$ 4,5 milhões, que será dividido em 12 parcelas iguais de R$ 378,4 mil.
Horário reduzido
Por causa das adequações para as futuras instalações do Pronto Atendimento de Schroeder, até a próxima semana, a Unidade de Saúde do Centro atenderá apenas até as 16h30.
Antes a unidade atendia até as 22h, mas o horário precisou ser reduzido para que não ocorresse nenhum problema por causa das obras no local.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger