Pronto Atendimento 24h será construído na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgaçãop/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

07/09/2024 - 07:09 - Atualizada em: 13/09/2024 - 10:20

Com o objetivo de desafogar os hospitais e garantir agilidade no atendimento à população, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai construir um Pronto Atendimento Avançado 24h, na Rua Ângelo Rubini, na Barra do Rio Cerro, onde hoje é a Secretaria de Obras.

A unidade terá capacidade para atender uma média de seis mil pessoas ao mês | Foto: Divulgação/PMJS

Com previsão de investimento de aproximadamente R$ 32 milhões para construção, compra de equipamento e mobília, com recursos próprios do Município, a unidade terá capacidade para atender uma média de seis mil pessoas por mês, entre crianças e adultos. Entre os serviços que serão ofertados no local estão atendimento médico, estabilização de pacientes, recuperação, exames de imagem, exames laboratoriais, pequenas cirurgias, sutura, colocação de gesso e troca de curativos.

Serão investidos aproximadamente R$ 32 milhões para construção, compra de equipamento e mobília | Foto: Divulgação/PMJS

A licitação será lançada no primeiro trimestre de 2025 e a previsão é concluir a obra num período de três anos. Cerca de 100 profissionais vão atuar no PA, incluindo estudantes e professores do curso de Medicina da Faculdade Estácio de Sá. A gestão será feita através de parceria público privada.

Licitação será lançada no primeiro trimestre do ano que vem e a previsão é de que cerca de 100 profissionais atuem no PA 24h| Foto: Divulgação/PMJS

Planejamento para o futuro

O secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, observa que este é um projeto antigo que, aos poucos, vai se tornando realidade. “A ideia é construir um espaço totalmente projetado para pronto atendimento geral, ou seja, infantil e adulto”, informa.

Ele observa que a Barra do Rio Cerro é um dos maiores bairros de Jaraguá do Sul, facilmente acessível aos bairros que estão no seu entorno e próximo ao futuro terminal de ônibus, que está sendo construído, e que o projeto vem ao encontro da necessidade de descentralizar os atendimentos que hoje são feitos nos hospitais São José e Jaraguá, que não deixarão de oferecer o serviço de pronto-socorro que sempre ofereceram.

“É uma obra grande, cara, complexa, tanto na construção como na manutenção dos serviços, após iniciarem os atendimentos. E eu quero chamar a atenção dos jaraguaenses para o fato de que a construção do PA faz parte das medidas a serem tomadas para prepararmos Jaraguá do Sul para 2030 a 2050, período em que se prevê um aumento importante na população. Mas é uma das soluções, não é ‘a solução’. Por isso, outras medidas estão sendo tomadas e projetadas para o futuro, para que, em conjunto, possamos melhorar cada vez mais a acessibilidade e a resolutividade dos serviços de saúde em Jaraguá”, afirma o secretário.

Melhorias no atendimento

“Nos projetos voltados para a saúde pública, estamos pensando incansavelmente em soluções para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, como a extensão dos horários de atendimento até as 22 horas, utilização de teleconsulta, ou seja, consultas à distância, através de meios adequados de comunicação. Estamos pensando na possibilidade de oferecermos também, além da consulta presencial, a teleconsulta também no futuro PA, o que já é realidade em cidades como São Paulo, por exemplo” diz. “Enfim, são muitas as soluções e a cada dia surgem novas, e sempre existe a possibilidade, diante de uma avaliação técnica responsável, de aplicarmos essas soluções em Jaraguá do Sul. Toda nova tecnologia traz, a princípio, uma certa inquietação, mas eu tenho certeza que a população de Jaraguá do Sul saberá avaliar o que é melhor e, assim, poderemos explorar todas as alternativas possíveis, desde que venham para a melhoria do serviço de saúde pública”, completa.

Rogério Luiz da Silva também salienta que o projeto do prédio que abrigará o PA foi concebido dentro da legislação que rege a construção de edifícios com essa finalidade. “É um projeto que está sendo feito a várias mãos, com participação de membros gestores, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, médicos, sociedade organizada e os hospitais. Estamos fazendo todo o possível para entregar a Jaraguá do Sul, em aproximadamente três anos, uma opção realmente resolutiva para a cidade”, finaliza.

O projeto do Pronto Atendimento foi apresentado oficialmente nesta semana, durante reunião no Centro Empresarial.

Área onde será construído o PA atualmente abriga a Secretaria Municipal de Obras | Foto: Fábio Junkes

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.