Promotor de Jaraguá é convidado para falar sobre Parques Lineares em Florianópolis

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

07/12/2023 - 07:12 - Atualizada em: 07/12/2023 - 07:55

Avanço do município na adoção de medidas para minimizar os impactos das cheias será tema de debate na Alesc

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano aprovou requerimento do deputado Antídio Lunelli (MDB) convidando o promotor do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmidt dos Santos, para que ele fale sobre as medidas capazes de diminuir os impactos das cheias nos municípios catarinenses. A data da audiência pública ainda será divulgada.

O promotor explanará, entre outras coisas, sobre a experiência com o Parque Linear da Via Verde, localizado no bairro Ilha da Figueira, um dos pontos mais populosos da cidade que sofria tradicionalmente com os alagamentos.

Desde a abertura do espaço, os riscos foram bastante minimizados na região e, acumulados de chuva que antes inundavam as ruas e residências nos arredores do rio, agora alagam a área do parque.

Segundo o promotor, o conceito dessa iniciativa é manter sob preservação áreas que foram invadidas, aterradas, cuidando do meio ambiente e oferecendo, ao mesmo tempo, uma alternativa de lazer à comunidade.

“É um modelo que pode ser aplicado em diversas cidades catarinenses, que também são afetadas constantemente pelas cheias. Além disso, vamos debater que outras alternativas podemos oferecer aos catarinenses. Precisamos agir e precisamos respeitar o meio ambiente para que as próximas gerações tenham tranquilidade e qualidade de vida”, defende Lunelli.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).