A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região VII (Fidélis), realizou na última sexta-feira, dia 28, a formatura de 18 adolescentes. Eles participaram do projeto “Agente SUAS Mirim: Um Coletivo de Mudanças” em 2025, que foi desenvolvido nos sete Cras de Blumenau.
O projeto Agente SUAS Mirim é voltado para adolescentes de 12 a 18 anos, atendidos nos serviços da Diretoria de Proteção Social Básica e é financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). Os adolescentes que participam do grupo no Cras VII (Fidélis) são estudantes da EBM Bilíngue Prof. Rodolfo Hollenweger.
“O grupo do Cras proporcionou muitas experiências importantes para todos nós. Cada momento trouxe memórias especiais e foi deixando nosso grupo ainda mais confiante. Foi um espaço importante para pensarmos no futuro, trazendo oportunidades para preparação para o mundo do trabalho”, comenta a adolescente Nicoly Sasse Schmitz.
O objetivo do grupo é oferecer aos jovens as condições necessárias para uma participação ativa e efetiva na sociedade, com o suporte adequado para enfrentar as desigualdades sociais. Seu foco é preparar os adolescentes para a cidadania, inclusão social, lazer, cultura e inserção no mundo do trabalho, formando cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social.
“Os adolescentes puderam passar por muitas experiências que irão fazer a diferença no futuro deles. Desejamos sucesso na caminhada de cada um e que continuem aplicando os ensinamentos que tiveram no projeto”, comenta a chefe de setor da Proteção Básica, Cíntia Larissa Cazagranda de Oliveira.