Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto “Os Catarinas na II Guerra Mundial” resgata o legado dos heróis de Jaraguá do Sul em nova série documental

Fotos: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

28/01/2026 - 10:01 - Atualizada em: 28/01/2026 - 10:13

A trajetória dos pracinhas catarinenses que combateram pela liberdade nos campos da Itália ganhou, em dezembro de 2025, um novo e decisivo capítulo de preservação da memória. O projeto “Os Catarinas na II Guerra Mundial – Parte 1” transforma Jaraguá do Sul em um verdadeiro roteiro vivo da história, aproximando o público do legado humano, moral e histórico deixado pelos expedicionários brasileiros.

Com foco na reconstrução histórica e na educação patrimonial, a iniciativa realizou um minucioso diagnóstico de documentação em vídeo, registrando marcos simbólicos da presença dos heróis locais no conflito mundial.

A condução técnica do trabalho está a cargo do produtor cultural Sérgio Luiz Pedrotti e do historiador e memorialista Ademir Pfiffer, nomes que reforçam o compromisso da região com a preservação e a difusão da história dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

As gravações percorreram pontos fundamentais que guardam a história da FEB na cidade:

– Museu da Paz: Espaço dedicado à reflexão e salvaguarda de coleções etnográficas;

– Museu Emílio da Silva: Local histórico que abrigou a Sala Temática da II Guerra Mundial em 2002;

– Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel: Instituição responsável pela proteção de documentos raros, como jornais da época, fotos, títulos de eleitor e registros pessoais dos combatentes;

– Monumento da FEB/Praça do Expedicionário: Marco onde estão eternizados os nomes dos jaraguaenses que enfrentaram o nazifascismo. O local é o coração das celebrações anuais do Dia da Vitória e do Dia do Expedicionário.

A equipe do projeto ressalta que a utilização desses espaços de preservação foi fundamental para o êxito da iniciativa. Mais do que simples cenários, as locações permitiram uma conexão profunda entre a memória local e a identidade patrimonial do município, reafirmando Jaraguá do Sul como um polo de salvaguarda histórica.

Parcerias e Fomento

A execução do projeto é assinada pela Multi Ideias Gestão de Artes e Negócios, contando com a parceria estratégica do Setor do Patrimônio Histórico Cultural, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e da Gerência de Cultura, que viabilizaram as gravações nos espaços públicos. A proposta é viabilizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.