Projeto oferece oportunidade de trabalho no mercado de tecnologia para jovens em vulnerabilidade social

Por: OCP News Vale

26/06/2024 - 14:06 - Atualizada em: 26/06/2024 - 14:08

Um dos mercados mais promissores da economia brasileira, a Tecnologia da Informação (TI) costuma fazer brilhar os olhos dos jovens que estão planejando o futuro. Mas, como nem sempre as oportunidades são equilibradas, um projeto que nasceu da parceria entre o SENAI e a Prefeitura de Blumenau quer oferecer essa oportunidade para jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social.

O Transforma Tech pretende empregar cerca de 70 jovens em vagas que serão disponibilizadas pelas empresas da região que também serão parceiras da iniciativa. As inscrições foram realizadas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de sete bairros de Blumenau e a seleção será feita com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

 

Aprendizagem

Ao longo do programa, os estudantes receberão formação e também atuarão nas empresas parceiras como menores aprendizes. Os jovens passarão por um processo de Aprendizagem como Assistente Técnico em Tecnologia da Informação, com cerca de 800 horas de capacitação.

Enquanto passam pela formação, os jovens atuam nas empresas pelas quais foram contratados como, colocando em prática os aprendizados do curso. As empresas farão a indicação da quantidade de vagas e todo o processo, da contratação ao desenvolvimento do trabalho com o acompanhamento de um responsável – incluindo o desenvolvimento do desempenho do estudante e a remuneração.

“Nós sabemos que o setor de tecnologia tem uma defasagem de mão de obra e, ao mesmo tempo, muitos jovens querem ingressar nessa área pois entendem que é um mercado interessante e que ainda vai crescer, então há espaço para construir uma carreira. O que o Transforma Tech vai fazer é oportunizar esse ingresso também para jovens em vulnerabilidade social, que por alguma questão não puderam ingressar ou continuar seus estudos, mas querem uma chance para escrever uma história diferente. E nada melhor do que fazer isso em um mercado que é tão inovador, acolhedor com os jovens e que dá essa oportunidade de traçar um belo caminho”, afirma a gerente executiva SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí, Silvia de Pieri.

Vale ressaltar que as empresas que disponibilizarão as vagas não precisam ser do segmento de TI especificamente, uma vez que os jovens poderão atuar de maneira transversal, ou seja, dentro de departamentos de TI em organizações dos mais diversos setores.

As empresas que tenham interesse em participar do Transforma Tech disponibilizando vagas para os menores aprendizes podem entrar em contato com o SENAI Blumenau pelo e-mail aprendiz.blumenau@sc.senai.br ou pelo telefone (47) 3321-9643.

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação