Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto Esporte na Escola beneficia mais de 3,2 mil alunos em Criciúma

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

26/11/2025 - 08:11 - Atualizada em: 26/11/2025 - 08:49

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, superou a meta prevista para este ano e alcançou mais de 3,2 mil crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Esporte na Escola (ENE), uma iniciativa do Programa Jornada Ampliada Escolar (Projae). O projeto, que hoje envolve mais de 30 unidades de ensino da rede municipal, tem estimulado a prática esportiva e revelado talentos que, inclusive, conquistaram nove pódios, sendo três medalhas de ouro, nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 2025.

Promovendo o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania, o Projae disponibiliza aulas de basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, ministradas por professores capacitados. O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, comenta a importância dessa iniciativa nas escolas. “É difícil praticar o que não se conhece, então o Projae apresenta diferentes modalidades esportivas e é um estímulo para os estudantes, propiciando a descoberta de novas habilidades e incentivando uma vida mais ativa e saudável”, destaca Vagner.

A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, ressalta que “o Esporte na Escola ensina a acreditar no próprio potencial e compreender o valor do esforço e da perseverança, princípios essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro”.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Da ampliação à consolidação

Criado em 2018, o Projae começou atendendo estudantes do 3º ao 9º ano de oito escolas municipais. Com a adesão positiva e o crescente interesse dos alunos pela prática esportiva, a Secretaria Municipal de Educação ampliou a iniciativa, que hoje disponibiliza o Esporte na Escola para 34 unidades de ensino.

“O projeto é muito importante para a nossa escola, pois, além de proporcionar atividades físicas, que são fundamentais para a saúde, também contribui para que os alunos não fiquem nas ruas no período do contraturno. Esse projeto traz mais tranquilidade e conforto para as famílias, que sabem que seus filhos estão na escola, ocupando o tempo de forma saudável e produtiva”, conta o auxiliar de educação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Adolfo Back, Samurai Hipólito.

As atividades são realizadas na sede do Projae, no bairro Tereza Cristina, com a participação de oito unidades escolares, assim como nos ginásios dos demais colégios, sempre no contraturno escolar. “Mais do que ensinar modalidades esportivas, o projeto tem se mostrado um instrumento de transformação social. Ao incentivar hábitos saudáveis, o trabalho desperta talentos, fortalece a convivência e ensina valores como disciplina, cooperação e superação”, completa o coordenador do Projae, Fábio Silveira.

A presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Robinalva Ferreira, fala da importância desses projetos e ressalta o desenvolvimento das crianças durante os jogos. “Projetos como o Esporte na Escola são a base da pirâmide esportiva. É ali que nascem os talentos e, mais do que isso, cidadãos conscientes do valor do trabalho em equipe e da disciplina. A FME tem o papel de dar continuidade a esse ciclo, acompanhando os jovens que se destacam e que podem integrar as equipes da Fundação, representando o município em competições esportivas”, relata Robinalva.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.