Projeto Educação Preventiva simula princípio de incêndio em escola de Florianópolis

Por: Gabriel Junior

04/04/2018 - 17:04 - Atualizada em: 05/04/2018 - 10:26

Ao iniciar as atividades do mês de abril, o projeto “EducAÇÃO Preventiva”, coordenado pela Secretaria de Educação de Florianópolis , fará um exercício chamado de Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE). Na manhã desta quinta-feira (5), na Escola Básica Donícia Maria da Costa, será simulado um possível sinistro,“um princípio de incêndio”.

Quer receber as notícias do OCP News no WhatsApp? Clique aqui

De acordo com o Secretário de Educação, Mauricio Fernandes, o exercício tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e creches para como agir em situações de emergência, bem como desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.

Às 8h30, será tocado o alarme de emergências do estabelecimento de ensino, localizado no bairro Saco Grande. Essa situação fará com que aproximadamente 250 pessoas saiam do prédio, de forma controlada, organizada e segura. Aproximadamente, 210 serão crianças entre 6 e 14 anos. Todos serão conduzidos por professores da unidade para um local previamente definido.

Durante esse processo de evacuação do prédio também serão efetuadas ligações telefônicas para os profissionais de emergência, em especial para os Bombeiros e Defesa Civil. Esses setores já estão previamente comunicados e devem participar do simulado, encaminhando viaturas para auxiliar neste processo didático, pedagógico e preventivo.

Ao final, todos os envolvidos farão uma avaliação do exercício. Posteriormente, os estudantes retornarão para suas atividades em sala.

Preparado para tudo

A Escola Básica Donícia Maria da Costa é uma das unidades que recebeu treinamento durante o inicio do ano letivo para como agir frente a possíveis adversidades, sejam incêndios, vazamentos, assaltos, enxame de abelhas, vazamento de gás, entre outros possíveis sinistros.

Para o professor Charles Schnorr da Gerencia de Projetos Inovadores da SME, esse tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfrentamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.

Na Donícia Maria da Costa também devem ser desenvolvidos projetos como o Defesa Civil na Escola, Vigilante Mirim e Primeiros Socorros na Educação. Essas ações preparam as crianças de diferentes turmas e faixas etárias para agirem preventivamente, não apenas em emergências, mas em diversas ações: contra os focos do mosquito da dengue, desastres, valores e comportamentos cívicos.

São fruto de uma parceria entre as escolas, órgão central da Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, entre outros apoiadores.

Serviço
O quê: simulação de abando de prédio escolar devido a princípio de incêndio
Quando: 5/4/2018

Horário: 8h30
Local: Escola Básica Municipal de Florianópolis Donicia Maria da Costa (Rodovia Virgílio Várzea, 2507 – Saco Grande)