A fase de indicação de imóveis que receberão desconto de até 30% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026, por meio do programa de créditos do Nota Blu, foi oficialmente encerrada no último dia 31. O programa, promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), fechou o balanço com um valor total indicado de R$ 1.770.603,86 em créditos, beneficiando 18.690 imóveis na cidade. A indicação dos créditos no programa Nota Blu transforma o benefício gerado (o crédito) em um desconto real no valor do IPTU.
Os números detalhados da Sefaz confirmaram a adesão dos blumenauenses à iniciativa. O programa, que incentiva o consumo de serviços locais e a formalização de prestadores, contabilizou 9.870 adesões de Pessoas Físicas e 419 de condomínios residenciais durante o período.
A secretária da Fazenda, Laura Gehrke, ao avaliar o período de indicação, destacou a importância da participação popular. “O encerramento desta etapa, com a marca de R$ 1,77 milhão em créditos indicados, demonstra o engajamento da população e o sucesso do programa. O cidadão, ao exigir a emissão de notas fiscais com a indicação de seu CPF ou do CNPJ do condomínio residencial, contribui para a formalização de prestadores de serviços. O resultado deste movimento é extremamente positivo não apenas para a economia local, mas principalmente para a conscientização fiscal”, destaca.
Para que os créditos fossem válidos, era indispensável que as notas fiscais tivessem sido emitidas por estabelecimentos ou prestadores de serviços de Blumenau e que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) estivesse comprovadamente pago. O desconto era válido exclusivamente para pessoas físicas e condomínios residenciais, e as notas deveriam conter obrigatoriamente o CPF do proprietário ou o CNPJ do residencial. O processo de adesão ao programa e a indicação do imóvel beneficiado ocorreram de forma on-line.