Programa Mais Médicos: Jaraguá do Sul contrata 22 profissionais para atender nos postos de saúde

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

27/09/2023 - 17:09 - Atualizada em: 27/09/2023 - 17:44

Na tarde desta quarta-feira (27), o prefeito Jair Franzner recebeu em seu gabinete os profissionais de medicina que irão atuar em Jaraguá do Sul por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. São 22 novos profissionais que vão integrar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Destes, 18 já estão atuando nos postos de saúde desde a segunda-feira (25) e os outros quatro médicos devem chegar à cidade nos próximos dias. Com isso, o município passa a ter 100% de cobertura nas unidades.

A vinda dos profissionais representa um reforço importante para as equipes da área da saúde e para a melhoria na qualidade do atendimento aos cidadãos.

Os médicos foram direcionados para atender nos postos de saúde dos bairros Tifa Schubert, Vila Nova, Barra do Rio Cerro, Estrada Nova, Centro, João Pessoa, Vila Lenzi, Ana Paula, Ribeirão Cavalo, Rio da Luz, Jaraguá 84, Rau, Ilha da Figueira e São Luís (no Caic).

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Melhorias no atendimento

O prefeito Jair Franzner ressaltou o quanto a atuação dos profissionais é importante para a rede municipal e, principalmente, para quem necessita dos serviços. “Estamos muito felizes. É um reforço extremamente importante porque vai nos permitir ofertar uma cobertura completa em termos de equipes atuando nas unidades de saúde, com 100% de atendimento. E não para por aí. A intenção é ampliarmos o horário de atendimento nos bairros com maior demanda, o que vai ajudar, também, a desafogar o pronto-socorro dos dois hospitais. Trabalhamos muito para tornar isso realidade”.

O secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, confirmou que já existe um planejamento da pasta para estender os horários em algumas UBSs e, possivelmente, ofertar atendimentos aos sábados, a fim de dar maior agilidade ao fluxo de consultas e procedimentos. “É, sem dúvida, um novo momento para a saúde pública em Jaraguá do Sul. A vinda dos novos médicos vai nos auxiliar muito. As escalas já estão definidas e todas as nossas unidades foram contempladas”, destacou.

A médica jaraguaense Fernanda Luísa Kleinschmidt se formou no Paraná e viu no programa a oportunidade de retornar à sua cidade natal. “Estou muito feliz em voltar para casa e poder contribuir com a área da saúde”, disse.

Expectativa é contratar 91 novos médicos até 2024

Estes são os primeiros médicos encaminhados por meio do credenciamento feito pela prefeitura no edital SAPS nº11/2023, do Ministério da Saúde. Além deles, outros 55 profissionais já foram aprovados e devem se apresentar ao Município em dezembro. Somando com as vagas remanescentes e de residência médica, a expectativa é que para o início de 2024 Jaraguá do Sul tenha 91 novos médicos atuando na Atenção Primária à Saúde.

“A pauta da Saúde é uma das nossas prioridades. Temos que garantir o melhor atendimento possível aos jaraguaense. Quem chegar em uma unidade de saúde, tem que receber o acolhimento que precisa, no momento em que precisa”, salientou o prefeito.

Notícias no celular

Whatsapp