O Programa de Castração de cães e gatas, oferecido gratuitamente para a população com menos renda, passa a contar nas próximas semanas com um sistema informatizado criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
O diretor de TI Marcio da Silveira e o analista de TI Marcos Rodrigo Jung Alves explicam que o sistema vai facilitar a vida das ONGs de proteção aos animais, das clínicas veterinárias que realizam a castração e das secretarias envolvidas no programa, sendo elas Saúde, Fujama e Desenvolvimento Rural.
O sistema prevê o cadastro online do munícipe, com dados como renda, endereço e documento pessoal, além de dados do animal e foto. Assim que o cadastro é realizado pela ONG, as secretarias já têm acesso a ele e podem deferir ou indeferir a castração.
“Deferido o processo, a clínica e a ONG recebem e-mail de notificação automaticamente, e o proprietário já pode ser avisado da clínica em que deve levar o seu animal”, detalha Silveira.
Atualmente o processo é feito em papel e demanda a visita de profissionais na residência do proprietário.
Outra novidade será o cadastramento no sistema da prefeitura da chipagem do animal, com foto e respectivo dono do animal, podendo ser verificada por ONGs, clínicas e pela prefeitura. Todos os animais castrados são chipados.
Como participar
Para participar é necessário entrar em contato com os grupos de protetores: Ajapra, Gang dos Patinhas, Ame Bicho e Bigodes e Ronrons ou pelos telefones divulgados abaixo.
Famílias com renda de até cinco salários mínimos podem fazer a inscrição do seu animal de estimação. Moradores de área rural que desejam castrar cães e gatos podem ter acesso à ficha através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger