A Prefeitura de Joinville e o Instituto Festival de Dança assinaram no sábado (29) uma parceria para expansão do programa Dança na Escola, desenvolvido na rede municipal de ensino.
O ato oficial ocorreu durante a última noite do 40º Festival de Dança de Joinville, no Centreventos Cau Hansen.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
A parceria prevê que o programa atenda até 2 mil alunos de 30 escolas municipais no contraturno – atualmente, são 300 estudantes de seis unidades.
Entre elas, a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, dez vezes campeã da mostra competitiva do Festival de Dança e vencedora do Prêmio Especial de 2023, pelo figurino e pesquisa.
“Com a expertise do Instituto Festival de Dança teremos condições de ampliar o programa Dança na Escola e levar os benefícios da dança para o corpo e a mente para um número ainda maior de alunos, em horários de contraturno escolar. Com essa parceria reforçaremos cada vez mais o nosso título de Capital Nacional da Dança”, comenta o prefeito Adriano Silva.
As aulas ocorrerão duas vezes na semana, com duração de uma hora e meia. Os alunos aprenderão gêneros como jazz, dança contemporânea, danças populares e danças urbanas. Eles receberão figurinos e sapatilhas para apresentações, além de camisetas do programa para usar durante as aulas.
“Vamos ampliar a oferta de dança no contraturno com a presença de professores capacitados e treinados pelo Instituto Festival de Dança, que trabalharão na escola com essa atividade tão importante para Joinville”, aponta o secretário de Educação, Diego Calegari.
A parceria com o Instituto Festival de Dança ainda prevê a criação da Mostra Dança na Escola, que terá quatro edições, em diferentes regiões da cidade. Será a oportunidade dos alunos atendidos no programa se apresentarem para as famílias e toda a comunidade escolar.