Programa conscientiza sobre o descarte do óleo de cozinha em Jaraguá do Sul

Divulgação/Samae

Por: Pedro Leal

04/07/2023 - 10:07 - Atualizada em: 04/07/2023 - 10:47

O Samae de Jaraguá do Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou um programa de conscientização sobre descarte de óleo de cozinha. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo usado, visando o adequado funcionamento do sistema de saneamento e a proteção do meio ambiente. Fazem parte do programa: campanha de conscientização, projeto piloto em quatro escolas municipais, distribuição de material para os alunos do Proeva e para instituições.

Neste primeiro momento, o Samae está distribuindo para os alunos das escolas integrantes do projeto piloto, para os alunos do Proeva e para algumas instituições uma esfera azul chamada “Oliplanet do Samae”. A esfera deverá ser utilizada para o descarte do óleo de cozinha usado, e funciona como um funil acoplada à garrafa PET, para facilitar no momento em que o óleo é despejado. O utensílio deve ser rosqueado na garrafa e aberto sempre que preciso. Quando a garrafa estiver cheia, basta retirar a esfera e descartar a garrafa junto ao saco verde ou levar até o Ponto de Entrega Voluntária – PEV, que fica ao lado da Arena Jaraguá.

Já nas escolas participantes do projeto piloto que são Antônio Estanislau Ayroso (Jaraguá 99), Guilherme Hanemann (Barra do Rio cerro), Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84) e Santo Estevão (Garibaldi), estão sendo realizadas palestras de conscientização pela equipe do Samae e distribuídas as esferas aos alunos, para que possam realizar a coleta do óleo em suas residências. Após a coleta, os alunos realizarão a entrega das garrafas nas escolas, para que o Samae possa retirar e encaminhar ao PEV.

Estas escolas foram escolhidas para participarem do projeto piloto, pois estão localizadas nos bairros com maior ocorrência de manutenção nas redes coletoras de esgoto sanitário, proveniente do descarte indevido do óleo de cozinha. Serão realizadas coletas nos meses de julho, agosto, setembro e outubro e o Samae fará um relatório contendo as quantidades coletadas, onde será possível avaliar o andamento do programa.

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destaca que “a implantação deste programa de conscientização sobre o descarte do óleo de cozinha é muito importante, visto que hoje grande parte do óleo gerado no município acaba sendo descartado de maneira inadequada, jogado em ralos, pias e bueiros, podendo ocasionar a contaminação da água e do solo. A partir deste programa, estaremos fazendo com que os alunos, pais, professores e a comunidade em geral assumam a responsabilidade na destinação correta do óleo gerado em sua residência”, acrescenta.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).