Programa Bolsa Cultural da Secel de Jaraguá do Sul é tema de documentário

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

22/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 22/11/2023 - 16:21

Não é novidade para ninguém que os programas Bolsa Cultural e Bolsa Desportiva se tornaram referências dentro e fora do Estado Santa Catarina, fazendo com que Jaraguá do Sul receba a visita de gestores municipais em busca de informações para criar programas semelhantes em seus municípios. O Programa Bolsa Cultural é mantido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Mas, esta é a primeira vez que alunos da rede privada de ensino de Jaraguá do Sul elaboram um trabalho de registro dos bastidores do Programa Bolsa Cultural, com o intuito de mostrar todas as opções disponíveis à população e que vem chamando a atenção.

Em setembro deste ano, as alunas do ensino médio da Escola Sesi, Ana Luísa Pellis da Silva e Natália Ruppel, iniciaram a criação de um documentário sobre o Programa, por meio das aulas de Mídias II – STEAM, sob a coordenação da professora Eliane Kosloswski Erdman. As alunas procuraram a Secel para levantar as informações e solicitar autorização para elaborar o material. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, abriu as portas da Secretaria, autorizando o acesso a todas as aulas do programa.

“Devemos aplaudir a iniciativa de escolher um tema tão importante e que muitas vezes é deixado em segundo plano. A Cultura está para a saúde mental da população, assim como o Esporte está para a saúde física”, comentou.

O resultado foi um documentário de excelente qualidade técnica, rico em conteúdo e que apresenta um panorama do resultado de todo o investimento que vem sendo feito no fomento à Cultura em Jaraguá do Sul, nos últimos anos.

“Tinha certeza que o documentário seria tão bom quanto pudemos comprovar, pois elas foram muito precisas nas perguntas que me fizeram durante a entrevista, mostrando que se prepararam para fazer o trabalho. Encaminharemos uma cópia do documentário para o acervo do Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel”, afirmou.

Mesmo tendo como foco principal o fomento à cultura em Jaraguá do Sul, o documentário de 32 minutos “Cultura em Ação” mostra algumas cenas do dia a dia de professores e alunos do Bolsa Desportiva. O lançamento ocorreu durante o Festival de Cinema PIC, promovido pela Scar, entre os dias 10 e 12 de novembro, na sala da Scar na Praça Ângelo Piazera.