Profissionais da saúde de Joinville recebem capacitação e atualização sobre dengue

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

15/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 15/01/2024 - 14:29

Para dar continuidade às ações do Plano Joinville Contra a Dengue, profissionais que atuam na área da saúde do município estão recebendo capacitação sobre sinais e sintomas, classificação de risco, sintomas de alarme e gravidade dos casos, tratamento e exames indicados.

A atualização é feita anualmente para enfermeiros, técnicos em enfermagem e equipe médica.

 

 

“A capacitação é importante para atualização dos profissionais, garantindo que haja precisão na assistência prestada”, explica Aline Berkenbrock, gerente de Vigilância em Saúde.

 

Sintomas e cuidados

O verão é conhecido como o período de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A médica de Estratégia de Saúde da Família, Martha Artilheiro, traz algumas informações sobre sintomas e cuidados que a população deve ter.

“A dengue é uma doença viral que vem sempre com uma febre que pode iniciar subitamente e alta, pode chegar a 39, 40 graus. E ela está associada a algum outro sintoma, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, mal estar, dor no corpo, nas juntas, pode sair manchas pelo corpo”, explica.

As crianças exigem uma atenção redobrada, pois normalmente não conseguem indicar com precisão como é o sintoma que estão sentindo. Por isso, caso ela apresente febre alta, os pais ou responsáveis devem levar até uma Unidade Básica de Saúde da Família para uma investigação mais detalhada.

 

Importância da hidratação

Apesar de muitas pessoas ainda terem dúvidas, a água é um tratamento efetivo para a dengue. A hidratação é fundamental para a doença não evoluir.

O vírus da dengue interfere e dificulta a circulação sanguínea. “A água vai repor esse líquido e fazer o sangue funcionar e circular desde a cabeça, ao pé, passando por todos os órgãos e nos ajudando a responder e se curar”, ensina a médica.

“Para um adulto são necessários pelo menos 2 litros de soro por dia e, pelo menos, mais 4 litros de outros líquidos como água, suco, sopa, gelatina, iogurte, vitamina de frutas. É preciso ter uma alimentação mais leve e com bastante líquido. Nada que possa sobrecarregar o estômago para que a pessoa tenha uma indisposição além do quadro que já está”, orienta.

 

Não se automedicar

A automedicação, que normalmente já não é indicada por profissionais da saúde, no caso da dengue pode ser ainda mais perigosa.

“A pessoa pode usar um anti-inflamatório que esteja habituada e, no caso da dengue, vai agravar mais o quadro, pode prejudicar, evoluindo até para um sangramento. Paciente com dengue não pode usar Ibuprofeno, Ácido Acetilsalicílico (AS), Diclofenaco. Se tem dúvida, vá a uma unidade de saúde para ser orientado”, reforça a médica.

O Plano Joinville Contra a Dengue foi lançado pela Prefeitura em dezembro de 2023 e está dividido em quatro frentes: prevenção, tecnologia, educação e assistência.

O Plano antecipa e intensifica ações que devem ser adotadas tanto pelo poder público, quanto pela população em geral para que a doença seja combatida e se evite a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças como febre Chikungunya e zika.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.