Professora de Gaspar concorre ao mais importante prêmio da educação básica no Brasil

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

11/07/2019 - 18:07 - Atualizada em: 11/07/2019 - 18:14

A professora gasparense Jussara Cristina Vandalen Schimitz, da Escola Municipal Frei Godofredo, está entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da educação básica no Brasil. Ela concorre com o projeto “Costurando a Matemática”, que desenvolveu junto aos alunos do quarto ano.

A iniciativa consiste em ensinar a disciplina relacionando-a com o dia a dia das crianças. Por meio de um questionário, Jussara traçou o perfil de cada uma delas e pôde conhecer as respectivas realidades. Deste modo, percebeu que a maioria dos estudantes possuía algum familiar que trabalhava com costura.

A partir daí, os alunos começaram a apurar informações com as costureiras de suas famílias sobre a atividade profissional, como a quantidade de peças produzidas, preços, horas trabalhadas, ganhos e despesas.

“Uma das primeiras ações do projeto foi ir até as facções. A gente visitou algumas dessas facções e coletamos dados numéricos que aproveitamos em sala para trabalhar uma matemática significativa”, explicou Jussara.

Assim, a professora elaborou um planejamento baseado nos dados apurados e, com isso, ensinou conteúdos como estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. De acordo com a professora, as crianças reagiram com muita empolgação ao projeto, assim como as famílias.

Prêmio Educador Nota 10

O prêmio foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Atualmente, é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Globo e Editora Abril. Somente em 2019, o concurso registrou quase cinco mil inscrições de professores de todo o país.

Jussara conta que se inscreveu sem muitas expectativas, mas, após algumas semanas, recebeu a notícia de que havia sido selecionada. “Estou muito feliz. Esse trabalho já me rendeu muitos resultados positivos. Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram, e dedico tudo isso aos meus alunos”, completa.

A iniciativa, além de ser indicada ao prêmio, também participará da etapa nacional da Feira de Matemática, em Minas Gerais, no ano que vem.

Quer receber as notícias no WhatsApp?