“Procurem um ambiente seguro”: prefeito de Joinville fala sobre risco de deslizamentos

Foto: Reprodução/Instagram/Adriano Silva

Por: OCP News Joinville

07/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 15:03

No fim da manhã deste sábado (7), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, falou sobre a situação do município em razão das chuvas.

Direto da Defesa Civil, ele gravou um vídeo ao lado do gerente do órgão, Maico Richter, e da vice-prefeita Rejane Gambin.

 

 

“Nós estamos na cor laranja, que é a cor de alerta, de atenção, na qual já podem começar a ocorrer algumas situações na cidade, principalmente deslizamentos.”

O prefeito ressaltou que Joinville vem sendo atingida por fortes chuvas desde quarta-feira (4), dia que em foram registrados 88 mm de precipitação. “Isso significa que, principalmente nos morros, o barro já está muito bem úmido e isso pode causar deslizamentos”, disse.

Silva também afirmou que a previsão para hoje é de 50 mm a 60 mm de chuva. Já no domingo (8), a previsão é superior a 80 mm de precipitação, como ocorreu na quarta-feira. “Então, a nossa preocupação é muito grande para amanhã”, pontuou.

 

Rios

Em relação aos rios, o prefeito disse que a situação está sendo monitorada e que o rio Águas Vermelhas já registra um volume muito alto, embora ainda não tenha saído da calha.

“Ele não está escoando, ele leva mais tempo para escoar, então esse é um problema para os bairros Vila Nova, Morro do Meio e Jativoca”, explicou.

O rio do Braço, no Jardim Sofia, também está na calha, conforme monitoramento da Defesa Civil. No local, recentemente foi feito uma obra de desassoreamento, em que foi baixado quase 1,40 m, devido à areia e aos materiais retirados da água.

 

Ambiente seguro

De acordo com Adriano Silva, os gráficos mostram que, ao longo de sábado, Joinville ficará alternando entre chuvas mais leves e algumas pancadas.

“Permaneçam atentos. Às pessoas que moram em áreas de riscos: olhem, prestem atenção, já criem o seu programa de ação para sair de casa, para cuidar dos seus pertences. E às pessoas que moram em áreas de risco de deslizamento, nossa orientação é que saiam de casa e já procurem um ambiente seguro. Não fiquem em casa, porque o solo já está bastante úmido e só vai piorar nas próximas horas.

O prefeito também lembrou que, em casos de emergência, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193, ou para a Defesa Civil, no 199.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.