Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procuradoria da Mulher discute reestruturação de lei que garante vagas de emprego para vítimas de violência doméstica em Jaraguá do Sul

Foto: divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

31/10/2025 - 10:10 - Atualizada em: 31/10/2025 - 10:27

Na tarde desta quinta-feira (30), a Procuradoria da Mulher da Câmara de Jaraguá do Sul recebeu uma equipe da prefeitura para tratar sobre a aplicação da Lei nº 8630/2021, que criou o Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. A norma destina 10% das entrevistas de emprego intermediadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) do município a mulheres que vivem em relacionamentos abusivos, com o objetivo de promover autonomia financeira e possibilitar o rompimento do vínculo com o agressor.

Participaram da reunião a procuradora da Mulher, vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB), e a membro da Procuradoria, vereadora Sirley Schappo (Novo), além da secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Uber, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, e de outros servidores municipais.

Durante o encontro, foram discutidos encaminhamentos para a reestruturação da lei, uma vez que o sistema do Sine não é mais utilizado no município — atualmente, as vagas são administradas pelo programa Jaraguá do Sul Mais Empregos. Também foram esclarecidas questões relacionadas à empregabilidade e capacitação das mulheres em situação de violência, já que muitas delas não conseguem preencher as vagas disponíveis por falta de qualificação.

A secretária Bianca Uber destacou que, por meio dos atendimentos realizados nos Cras e Creas, as mulheres são encaminhadas a cursos de capacitação e recebem auxílio transporte. Parte dessas formações ocorre dentro do programa Qualifica Jaraguá, que tem 80% dos custos arcados pelo município e 20% pelas empresas parceiras. Os cursos, como o de costura, são realizados em ambientes empresariais e apresentam alta taxa de empregabilidade após a conclusão. Outras capacitações acontecem no SENAI.

Os cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico aceitam inscrições de pessoas a partir dos 18 anos, e, caso ainda haja vagas disponíveis, a partir dos 16 anos.

Agora, o Gabinete do Prefeito deve estudar uma integração entre os serviços municipais e elaborar uma nova versão da lei, de forma a torná-la mais efetiva e alinhada à atual estrutura de empregabilidade do município. Após elaborado, o projeto deve ir ao Legislativo para apreciação e votação dos vereadores.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.