Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procon de Blumenau orienta consumidores sobre o aumento no preço do Gás Natural Veicular

Crédito: Divulgação/PMB

Por: OCP News Vale

12/01/2022 - 09:01 - Atualizada em: 12/01/2022 - 09:39

Com o objetivo de esclarecer os consumidores, o Procon de Blumenau orienta sobre os novos valores que passam a incidir no preço do Gás Natural Veicular (GNV) comercializado nos postos de combustíveis. A medida atende a dirimir dúvidas sobre a liminar do Estado, que suspendeu o aumento do gás anteriormente aprovado em Santa Catarina, sendo 40,95% para a indústria, 29,47% ao comércio; 24,70% às residências e atingindo o valor de R$ 3,94 sobre o metro cúbico cobrado no caso de abastecimento veicular.

Com a liminar, os consumidores são beneficiados até abril deste ano com a garantia de uma redução de 40% sobre os aumentos aprovados, chegando o reajuste na casa dos 24,02% às indústrias; 17,28% para o comércio e 14,49% para as residências e o valor de R$ 3,46 sobre o metro cúbico veicular. A previsão inicial é de que esse novos percentuais devam permanecer até o fim de junho ou enquanto estiver vigente a decisão.

Mesmo assim, o diretor do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, explica que a decisão do Estado não impediu um aumento no preço do GNV, mas uma diminuição em benefício à população. “A liminar, que foi uma decisão da justiça, garante o desconto do aumento e não o impedimento de aumentar o valor conforme tem confundido os consumidores”, esclarece.

André esclarece ainda que o Procon está convicto de que a liminar vai permanecer, mas alerta os consumidores que não poderão deixar de considerar de que pode haver uma reversão da situação, retornando aos índices anteriormente aprovados. “É importante salientar também que a liminar concedida pelo Estado foi fruto da mobilização dos consumidores industriais, que envolveram o Governo do Estado em favor do segmento”, diz André, reforçando que o assunto preço do suprimento de GNV foi protocolado pela SCGÁS junto ao CADE e pode ter análise executada ainda dentro deste período, mudando o cenário.

O Procon de Blumenau reforça que, caso o consumidor encontre abusividade no valor do GNV, ele poderá usar o WhatsApp do Consumidor que atende pelo número (47) 99920-0083 e fazer uma denúncia.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação